Eduardo Sehnem Ferro –
Já pude presenciar amigos comentando em relação a pagamento de suas compras com pagamento em dinheiro: “ tenho vergonha de pedir desconto” ou “acho feio pechinchar”. Não vejo nada de anormal nessas atitudes, muito pelo contrário, porque não pensar que o comerciante também estará satisfeito em receber a vista?
Essa prática de desconto para o pagamento à vista e em dinheiro, já é por nós, educadores financeiros, vista como uma excelente forma de economizar e poupar, isso porque muitas vezes é possível conseguir descontos maiores do que os rendimentos oferecidos por aplicações financeiras.
Você sabia que agora é autorizada por lei a cobrança de valores diferentes para a venda de um mesmo produto, de acordo com a forma de pagamento utilizada? Em dezembro de 2016, a medida provisória 764 passou a validar as práticas de desconto para o pagamento à vista, que, apesar de comuns, ainda não eram reconhecidas legalmente.
Portanto aqui vão algumas dicas para começar a pagar a vista e conseguir bons descontos:
- Pesquise o produto que deseja adquirir, tanto em lojas físicas quanto online.
- Compare os preços ofertados, tanto para pagamento parcelado quanto à vista.
- Poupe os recursos financeiros necessários, mesmo que demande um pouco mais de tempo, evitando o pagamento parcelado. Assim saberá o quanto pode se beneficiar ao economizar e pagar à vista, sem se
Enfim, “pechinche” ao comprar e faça boas economias!
Eduardo Sehnem Ferro
Controller do Escritório Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados, Contador inscrito no CRC SC-028265/O-7, Pós Graduado em Docência do Ensino Superior.