Eduardo Sehnem Ferro –
Muitos tem me perguntado: como faço para sair das dívidas, conseguir poupar e ter um equilíbrio financeiro?
O que posso dizer é que não existe uma formula mágica, mas sim dois pontos que acredito serem primordiais para o sucesso não somente na vida financeira, mas que devemos levar para nosso cotidiano, que são a ORGANIZAÇÃO e a DISCIPLINA! Portanto lembrando os conceitos:
Organizar: Por em ordem aquilo que já existe. Instituir padrões ou métodos pelos quais devemos nos orientar. Traçar caminhos a serem seguidos.
Disciplina: é a capacidade de se manter focado nas tarefas necessárias para concretização de uma meta sem se desviar e sem perder a motivação.
A Organização Financeira deve-se iniciar pelo Diagnostico Financeiro, para isso basta anotar durante 30 dias todos os gastos, separando por categoria, como alimentação, transporte, vestuário, educação etc. Desta forma, passará a conhecer os pequenos gastos que muitas vezes passam a se tornar uma grande soma mensal, e claro as despesas fixas existentes! E outro item é possuir um orçamento mensal a seguir, sabendo quanto irá receber, quanto e quais a despesas do período.
A disciplina talvez seja a parte mais difícil, nem todos conseguem manter hábitos constantes para evitar o consumismo. Pois adquirem produtos impulsivamente, em alguns casos até para suprir situações de ansiedade e decepções, onde acabam comprando para remediar momentaneamente problemas pessoais. Controlar estes impulsos e manter o foco é importante para não tornar inválido todo o esforço desprendido para organizar a planejar as finanças. Por isso ter uma meta ou um sonho a seguir é outro fator fundamental para motivação da disciplina!
Não adianta seguir o planejado em um mês e no mês seguinte não cumprir mais, se esquecendo do comprometimento com você mesmo, com os seus sonhos. Tenha paciência e perseverança!
Autor: Eduardo Sehnem Ferro – Graduado em Ciências Contábeis / Pós Graduado em Docência do Ensino Superior (UNESC/SC)