Giovani Duarte Oliveira –

Ao ato administrativo emanado de autoridade pública competente para sua emissão, para autorização ao início da utilização de uma construção ou edificação é dado o nome de habite-se.

É um documento

Sim, é um ato traduzido em documento que serve para comprovar que o imóvel que foi construído segue as exigências do Código de obras Municipal que foi previamente estabelecido para aprovação dos projetos de empreendimentos imobiliários.

Quem emite

O responsável pela emissão desse documento é a prefeitura municipal onde o empreendimento foi construído e serve para atestar que a obra foi concluída de acordo com o projeto apresentado antes de ser iniciado.

Do que consta em alguns contratos de compra e venda com construção

Muito se vê, que em contratos imobiliários consta que a obra é considerada entregue no momento que ocorre sua conclusão, no entanto, enquanto o habite-se não é entregue, esse imóvel não pode ser habitado. Esse documento é emitido após a conferência de que o imóvel está de acordo com o projeto, e foi conferido pela municipalidade.

Se o empreendimento não tem habite-se

Logicamente que cabe ao construtor, providenciar todo o necessário para a apresentação da documentação para obtenção do habite-se junto à municipalidade e aos demais órgãos, respondendo por eventual descumprimento quanto à irregularidade na solicitação. Ao poder público, igualmente cabe o compromisso de atender a essa solicitação.

Requisitos para a concessão do Habite-se

São necessários para a concessão do habite-se, a certidão da concessionária de serviços públicos de energia elétrica, laudo do corpo de bombeiros de que a obra e sua habitação está em segurança, atendimento à legislação urbanística do local e respeito do número de andares e a área total construída.

Sem habite-se o que acontece?

O imóvel não está autorizado a ser habitado, sendo o ocupante responsável em caso de algum problema decorrente da utilização sem referida autorização, assim como poderá ocorrer também a aplicação de multas.

Das demais consequências

Para realização de um financiamento imobiliário, o habite-se também é documento essencial, pois prova que o imóvel está regular e em ordem, e sua comercialização não ocasionará problemas aos ocupantes da unidade.

Da locação do imóvel

Também é uma obrigação do locador, de acordo com o art. 22 da lei do inquilinato disponibilizar um imóvel para locação, com o respectivo habite-se, vejamos o que diz o Artigo 22 da lei do inquilinato: “O locador é obrigado a: I – entregar ao locatário o imóvel alugado em estado de servir ao uso a que se destina;” Assim, compreendido está que o habite-se é obrigação também, para utilização do imóvel para locação.

Como regularizar

Para regularizar o imóvel e obter o habite-se, deve ser procurada a prefeitura da cidade onde o imóvel se encontra, e atender as exigências necessárias para a sua obtenção. Assim, evita-se qualquer problema em relação à ocupação do imóvel, assim como sua documentação necessária para qualquer encaminhamento de financiamento.

Giovani Duarte Oliveira

Advogado, Especialista em Direito Processual Civil, Especialista em Gestão Estratégica de Empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *