Artigo Gabriela Meinert Vitniski –
Os empreendedores bem sucedidos compartilham uma característica em comum, que é a paixão pelo aprendizado. Eles não enfrentam a mudança como um problema de mercado, mas como uma oportunidade para se destacar. Ganhar muito dinheiro não deve ser o único impulsionador da motivação, a paixão e identificação com o empreendimento são indispensáveis para o sucesso.
Do ponto de vista prático, existem muitas maneiras de aprender sobre a mudança nos negócios e as oportunidades que podem surgir a qualquer momento. Aqui estão alguns passos que cada aspirante à empresário deve praticar:
- Comunique-se com seus conhecidos que já estiveram na posição que você está hoje, e venceram através do empreendedorismo.
A ideia é construir uma rede de contatos, muitos aspirantes a empreendedores gostam de falar muito sobre sua mais recente ideia e não conseguem ouvir. Você não aprende nada enquanto fala, os empreendedores bem sucedidos gostam de compartilhar, recue um pouco e pare para ouvir quem já realizou um empreendimento com sucesso e aprenda com as experiências alheias.
- Pesquise histórias de sucesso atual e modelos.
A Internet é melhor do que a Biblioteca do Congresso ou de qualquer universidade, uma vez que muda diariamente para manter-se com a realidade e é interativa. Reserve algum tempo cada dia para seus blogs favoritos e influenciadores, o acompanhamento com redes sociais e também para expandir seus contatos pessoais offline.
- Encontre um mentor de negócios, e, um amigo.
Um mentor é alguém que vai dizer o que você precisa ouvir, enquanto um amigo pode dizer o que você quer ouvir. Na verdade, você precisa de ambos, e a capacidade de dizer a diferença. Acho que todos os empresários se beneficiam em adaptar as idéias de alguém que está de fora, algumas percepções são únicas podem agregar valor real ao seu negócio.
- Além de buscar oportunidades, aprenda a executar seus projetos
No projeto da nova empresa você deve buscar conhecimento dentro da área de execução do plano da empresa, seminários profissionais e da indústria podem contribuir significativamente para o aprendizado sobre o tema. Concentre-se nas oportunidades que atendam às suas necessidades de hoje. Algumas pessoas buscam conhecimento além do necessário e nunca executam os projetos.
- Ofereça-se para ajudar as organizações relacionadas ao seu interesse.
Não há melhor maneira de ampliar sua perspectiva e compreender as realidades do que trabalhar em um ambiente onde as motivações são positivas. Você pode obter experiência de liderança real e verdadeiro aprendizado, sem compromissos de longo prazo e as pressões financeiras. Ou seja, conheça o ramo do empreendimento, tenha um nível de experiência, ainda que voluntário.
- Comece o seu próprio negócio.
O custo de entrada de um empresário no mercado não é muito elevado, existe a possibilidade de iniciar um negócio pequeno com um plano de expansão programado, ferramentas de criação de site gratuito, redes sociais entre outras podem colocar a sua nova empresa à frente no mercado. Aprenda com os desafios de uma nova empresa com uma ideia de baixo risco antes de apostar tudo no grande sonho.
Finalmente, é sempre útil verificar a sua motivação para ser um empreendedor. Se você enxerga seu novo empreendimento como o caminho para a realização pessoal, está no caminho certo, pois só com interesses, além dos financeiros, você conseguirá dedicar-se ao aprendizado constante para dar continuidade à nova empresa. Não há substituto daquilo que você ama, e de amar o que você faz. Depois que você aprender a amar a aprendizagem você certamente será um empresário bem sucedido.
Por Gabriela Meinert Vitniski
Advogada inscrita na OAB/PE sob o nº 32.104 e OAB/SC 41.545A, graduada no curso de Direito pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Pós graduanda em Direito Civil e Empresarial pela Damásio Educacional. Advogada do escritório Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados, na área de Direito Empresarial.