Eduardo Sehnem Ferro | 08 de junho de 2015

O PDCA é um método interativo de gestão, utilizado para controle, padronização e melhoria contínua de processos ou produtos. A sigla vem do inglês “Plan”, planejar; “Do”, fazer ou executar; “Check”, checar ou verificar; e “Action”, no sentido de corrigir ou agir de forma corretiva.

 

É uma ferramenta que pode trazer melhores resultados quando se está desenvolvendo uma gestão estratégica, pois ajuda no desenrolar dos problemasdo cotidiano, trazendo soluções e proporcionando o uso eficiente de recursos. Explicando melhor cada uma das etapas existentes:

 

Planejamento: nele são definidos os objetivos e metas a serem atingidos, todos os parâmetros necessários são mapeados e descritos num plano que deverá ser estabelecido com base nas diretrizes ou políticas da empresa. A boa elaboração do plano evita falhas e perdas de tempo desnecessárias nas próximas fases do ciclo.

 

Execução: significa colocar o planejamento em prática, isto é, executar o plano de ação previamente elaborado, é o “fazer” do PDCA. Durante e após a execução, quando aplicável, uma equipe será responsável por controlar toda a execução deste plano.

Checagem: é à análise ou verificação dos resultados alcançados e dados coletados. Deve-se conferiro trabalho, se está sendo feito da forma devida, realizar análises estatísticas dos dados e verificação dos itens de controle. Nesta fase podem ser detectados erros ou falhas.

Corrigir: se existirem desvios em relação ao planejamento elaborado, então a equipe deverá agir de modo a trazer a realidade mais para dentro da linha do planejado anteriormente. É necessário padronizar e concluir o plano.

Ao manter os colaboradores alinhados e forçar o acompanhamento das ações, o modelo PDCA confere mais agilidade e qualidade a qualquer ação executada nas camadas de gestão ou estratégia, sendo uma ferramenta fundamental em qualquer organização que enxergue a qualidade na gestão como alavanca para os resultados.

 

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