Eduardo Sehnem Ferro | 05 de Maio de 2014
A política de crédito tem como ideia principal estabelecer normas e parâmetros a serem seguidas no momento de efetuar análise e decisão de crédito, deve ser encarada como facilitadora e orientadora na concessão do crédito. A política tem como objetivo também equilibrar os critérios das empresas com as necessidades e possibilidades financeiras dos clientes.
A política de crédito adotada por uma empresa estabelece o ritmo financeiro em relação as vendas que a mesma manterá, normalmente a empresa pode implementar uma de cinco possíveis políticas de credito, que são:
Crédito Liberal/ Cobranças Rigorosas: neste caso a empresa vende a qualquer cliente, sem restrições e independente de sua capacidade de pagamento, porém todos os atrasos são perseguidos rigorosamente. Com este tipo de política as vendas tendem a serem maiores, consequentemente os enfoques maiores são para a cobrança devido ao risco de inadimplência.
Crédito Rigoroso/ Cobranças Liberais: a empresa adota uma política de aprovação de crédito rígida, concedendo crédito somente aqueles clientes que realmente tem boa capacidade financeira e não apresentam riscos. Com este tipo de política as cobranças são leves devido aos poucos problemas com recebimentos e a alta seleção dos clientes.
Crédito Rigoroso/ Cobranças Rigorosas: são usadas práticas rígidas de concessão de crédito e o monitoramento das cobranças é efetuado de maneira rápida. Neste tipo de política a carteira de contas a receber é de alta qualidade, porém restringe o crescimento do volume de vendas dependendo do segmento e da demanda da empresa.
Crédito Liberal/ Cobrança Liberal: as vendas são efetuadas para qualquer cliente independente de seu histórico e sua capacidade financeira, as cobranças são aplicadas vagamente. Este tipo de política mostra pouco rigor nas cobranças e na concessão do crédito, não é uma política recomendada.
Crédito Moderado/ Cobranças Moderadas: este tipo de política pode ser considerada a melhor a ser seguida, pois harmoniza a maneira de conceder o crédito com a forma de cobrança. Ela estabelece níveis aceitáveis de perdas, bom crescimento de vendas e condições de recebimentos agradáveis.
As empresas devem analisar seu segmento de atuação, demanda de seus produtos e fatores particulares de cada uma para definir uma das políticas de crédito a ser seguida.
Eduardo Sehnem Ferro
Controller do escritório Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados.
Contador inscrito no CRC SC-028265/O-7, Pós-graduado em Docência do Ensino Superior.