Você sabe quanto sua empresa paga e recebe mensalmente?

Eduardo Sehnem Ferro –

Nas grandes empresas devido à estrutura e quantidade de recursos existentes, os controles financeiros e de modo geral são mais eficazes, controlados e bem estabelecidos. Já nas pequenas e médias empresas, o microempresário muitas vezes acumula várias funções dentro do seu negócio, tendo que gerir e operacionalizar toda parte comercial, pessoal e administrativa.  Diante desta situação de estar sobrecarregado, acaba deixando de efetuar alguns controles financeiros básicos e fundamentais para acompanhar o dia a dia da empresa.

Existem casos que a empresa tem um alto faturamento mensal, um lucro contábil positivo, porém acaba sempre estando com o saldo bancário no “vermelho”, com sua liquidez baixa. Claro, isso pode ocorrer por “n” motivos, desde a falta de um capital de giro apropriado quando a mesma iniciou, casos graves de inadimplência ou até mesmo prazos de recebimentos maiores que os de pagamentos.

Por isso controles financeiros são úteis para as decisões empresariais. Fazer o acompanhamento é fundamental para o dia a dia da empresa. As informações geradas com esses controles representam o primeiro estágio para a gestão do capital de giro.

Um desses controles podemos dizer que é muito simples, trata-se do comparativo mensal entre os recebimentos efetivamente concretizados e os pagamentos realizados. Para isso deve haver um registro diário confiável para que os dados não sejam distorcidos.

Através desta simples análise visualiza-se efetivamente se existe um “lucro financeiro” mês a mês, se o reflexo de bons faturamentos estão se concretizando nos recebimentos, se os desembolsos não estão exagerados, supérfluos ou até incorretos.

Gerir as finanças corretamente traz tranquilidade para pensar em novos investimentos, seja em inovação, produtos ou melhorias na estrutura empresarial.

 Eduardo Sehnem Ferro

Controller do escritório Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados.

Contador inscrito no CRC SC-028265/O-7, Pós-graduado em Docência do Ensino Superior.

    SEU NOME

    SEU TELEFONE

    SEU E-MAIL

    ASSUNTO

    MENSAGEM

    Validação Captcha
    captcha

    Rua Defendi Casagrande, 82 - São Cristóvão,

    Criciúma - SC - CEP 88802-600

    Telefone: (48) 3433-0123

    Whatsapp: (48) 3433-0123

    Telefone: (48) 3433 0123

    Desenvolvido por Blueberry - Marketing Digital

    Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados © Todos os direitos reservados