Você sabe qual a diferença entre cobrança e recuperação de credito?

Artigo Carla Porto –

Muitos associam os tipos de procedimentos como sendo a mesma coisa, só que há uma diferença entre esses dois tópicos, sendo que PROCESSO DE COBRANÇA envolve o estágio inicial de uma dívida, quando o vencimento expirou há alguns dias, semanas ou alguns meses. De uma forma muito simples, a pessoa que efetua a cobrança entra em contato informando o atraso do pagamento, pedindo que o devedor se comprometa com uma nova data para o pagamento da dívida, assim como o vencimento se deu há pouco tempo. Pois uma divida recente e muito mais fácil de recuperar.

Utilizando de uma abordagem mais branda se torna mais fácil, pois o objetivo e apenas fazer com que o devedor efetue o pagamento daquele debito recente, que as vezes por motivos pessoais, ocorreram imprevistos ou ate esquecimentos. Pois essa divida pode ou não estar negativada, sendo que as correções são menores como juros e multa e muito mais fácil à resolução do debito.

Já pelo contrario na recuperação de Crédito as empresas tem como grande foco, ajudar o devedor a quitar o seu debito já negativado e às vezes já prescritos e colocar de volta ao mercado de credito o devedor que ficou inadimplente, assim as empresas se preocupam em oferecer inúmeras alternativas que possam a ser um oportunidade para o mesmo negociar o valor do debito.

Inúmeras pessoas detestam o contato das empresas de recuperação de credito, pois tem o conceito como incomodo, no entanto não enxergam que e nestes contatos que poderiam estar negociando seus débitos e voltar a ser um consumidor em potencial para abrir novos créditos, como financiamentos, crediários e etc.

Mas umas das maiores dificuldades do operador de cobranças é que na recuperação de credito se trabalha com dívidas mais antigas, como negativadas, protestadas e prescritas e sendo que já não se localiza mais o devedor, o que se torna impossível o contato com o mesmo para negociar.

Umas dicas que e bom estar sempre atento quando uma operadora de recuperação de credito entra em contato:

•             Se possível sempre atenda e tente conversar ou pedir que entre em contato em um horário que possa estar conversando.

•             Sempre ouça a proposta que eles oferecem, assim possa estar analisando seu orçamento para estar validando se e possível incluir no seu orçamento.

•             Seja comprometido, se fechar um acordo, feche dentro de suas possibilidades de cumprir aquele acordo, se a proposta não couber no orçamente, refaça uma contra proposta.

•             Nunca feche um acordo por fechar, para eles pararem de ligar, pois cada vez que fecha um acordo e não cumprem, suas possibilidades de fazer um acordo facilitado acaba diminuindo.

•             Fechou-se um acordo e não vai cumprir o pagamento por algum imprevisto, entre em contato com o operador e deixe o a parte, para não gerar algum novo procedimento em cima de sua cobrança.

Pois os objetivos sempre serão de ajudar o devedor a remover o seu nome dessa lista de devedores da Serasa ou SPC, além de claro, receber o valor da dívida.

Carla Graziela Porto, colaboradora do escritório Giovani Duarte Oliveira, responsável pelo setor de Cobrança. Graduada em Processos Gerenciais e graduanda em Direito.

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