Táticas para localizar devedores.

Artigo Carla Porto –

Em tempos de crise financeira em função a Pandemia que estamos passando, fica cada vez mais difícil estar localizando devedores, se tornando a inadimplência inevitável para a cobrança de dívidas.

Umas das maiores dificuldades que nos operadores do segmento de cobrança enfrentamos e a localização do devedor para entrar em contato para estar efetivando um acordo. Sendo essa uma peça chave essencial para fazer a cobrança, pois é preciso encontrar o devedor, o que muitas vezes pode ser um grande desafio.

Inicialmente tratamos um ponto muito importante que se inicia no primeiro contato com o cliente que esta comprando que e colhermos todos os dados possíveis do comprador (cliente), no momento da venda, assim efetuando uma análise de crédito de forma responsável e minuciosa, sobre para quem estará sendo liberado o credito, pois acredite, existe uma grande diferença entre tirar a ficha de um cliente e analisar a sua situação financeira, para uma verdadeira decisão de crédito.

Oferecer treinamento e capacitação aos profissionais do setor responsável da liberação de credito, pois análise de crédito é essencial para evitar o alto índice de casos de inadimplência e futuros prejuízos.

Umas das mais importantes dicas é ficar atento ao prazo que existem as inadimplências na empresa, pois quanto mais recente for à inadimplência mais fácil de localizar o devedor e mais chances terá de recuperar o credito.

Pois cobranças efetuada com faixas de atraso mais recente tem grande probabilidades de se recuperar, como atrasos de 30 dias e máximo 60 dias sem necessidade do uso de qualquer ferramenta ou serviços de terceiros para localizar o devedor.

Nesse tipo de faixa de atraso também costumamos ter os clientes sempre com os dados atualizados.

Já o prazo de atraso que ultrapassa 90 dias já se tem uma dificuldade maior, pois se tornam dívidas mais antigas, os dados dos devedores podem ter sofrido algum tipo de alteração como numero de telefone e endereços e será necessário ter um custo maior com a localização dos devedores.

Os clientes que atrasam o pagamento, mas sempre pagam, devem ser mantidos em uma lista a parte, pois geralmente eles estão com as informações cadastrais em dia.

Nestes casos onde o prazo de atraso e acima de 90 dias e onde já há uma dificuldade de localizar o DEVEDOR, sendo necessário entrar em contato com os parentes para  localizar um telefone de contato ou pessoas próximas, ou que vivem no mesmo endereço ou até mesmo checar nos endereços anteriores.

É nesses casos que e de suma importância na hora da venda solicitar referencias pessoais, pois e nessas pessoas que podemos estar localizando em uma possível ausência de contato, pois ao nos passar essas referências, o cliente está autorizando a entrarmos em contato com eles.

Se mesmo assim não tiver se êxito na localização, existem hoje algumas formas de localizar, como:

•          Redes sociais (sempre no privado para tentar um contato)

•          Google

•          Cartório

•          Localizador online

•          Sites de pesquisas

Após a localização com êxito o importante e ter contato direto, iniciando a cobrança por ligação, mas com as ferramentas que temos como WhatsApp se tornou muito práticos as negociações, sendo que devedor se sente mais a vontade para estar tratando desses assuntos, mas se não for possível nestes canais, pode se encaminhar SMS, carta ou cobrança por e-mail.

Carla Graziela Porto, colaboradora do escritório Giovani Duarte Oliveira, responsável pelo setor de Cobrança. Graduada em Processos Gerenciais e graduanda em Direito.

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