Resiliência?

Giovani Duarte Oliveira – OAB/SC 16.353 | 09 de Novembro de 2011

 

O conceito vem da física, que é a propriedade de materiais que retornam ao estado normal após uma tensão, a exemplo do tapete. Refere uma capacidade de absorver tensões.

O termo é utilizado pela física e engenharia. Há pouco vem tendo aplicação nos estudos das ciências humanas. Com o início dos estudos sobre resiliência passou-se a focar crianças e adolescentes, entretanto, quem sofre com a falta de resiliência são adultos.

A definição do Projeto Internacional de Resiliência, dirigido por Edith Grotberg e apoiado pela Bernard van Leer Foundation é: “Resiliência é uma capacidade universal que permite que uma pessoa, grupo ou comunidade previna, minimize ou supere os efeitos nocivos das adversidades”.

Uma pessoa resiliente sempre busca respostas positivas para situações de adversidades, se molda e age consciente e positivamente, utiliza os acontecimentos para crescer intelectualmente, se comporta bem nas situações difíceis, dribla o stress, as dificuldades, as raivas e transforma tudo em aproveitamento positivo.

O sujeito resiliente tem humor, aceita criticas, valoriza relações interpessoais e coloca o próximo em primeiro. A resiliência engloba coerência, pró-atividade, perseverança, motivação, coragem… O resiliente encoraja os demais, se desculpa com seus inimigos, retirando de si a força negativa lançada por eles, é otimista e tem esperança na solução das coisas, é altamente capaz de mudar e se adaptar, perdoa e não responde ofensas por impulso. Não se importa com ditados como “não levar desaforo para casa”, respondendo inteligentemente.

Estar disposto a mudar é o primeiro passo. Se sempre achamos que estamos certos, não ouvimos os outros, nos zangamos ao ser contrariados é um sinal de que não somos resilientes. Está ai, a chance de mudar.

A resiliência é o primeiro passo para o sucesso pessoal! Sucesso não é só profissional. Assim, devemos agir como adultos e sentir como crianças. Os resilientes vencem desafios mais facilmente. Outra das características do ser resiliente é administrar a emoção, mantendo a calma, mesmo sob pressão.

A palavra tem sonoridade estranha e significado desconhecido, mas faz diferença. Se você é líder e conhece resiliência, a sugestão do texto é que pesquise, podendo assim, passar adiante. Quem somente recebe conhecimento, é liderado, mas como você o estimula, então lidera. Seja resiliente, ame o próximo!

    SEU NOME

    SEU TELEFONE

    SEU E-MAIL

    ASSUNTO

    MENSAGEM

    Validação Captcha
    captcha

    Rua Defendi Casagrande, 82 - São Cristóvão,

    Criciúma - SC - CEP 88802-600

    Telefone: (48) 3433-0123

    Whatsapp: (48) 3433-0123

    Telefone: (48) 3433 0123

    Desenvolvido por Blueberry - Marketing Digital

    Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados © Todos os direitos reservados