Planejamento financeiro familiar.

Eduardo Sehnem Ferro –

Fazer o controle financeiro e organizar o orçamento muitas vezes não é uma tarefa muito simples, mesmo para os solteiros, quando envolve toda a família se torna ainda mais complicado.

Porém, algumas dicas práticas podem fazer toda a diferença na forma como você gerencia o entra e sai de dinheiro na sua casa. Veja como evitar descontrole e dor de cabeça seguindo os passos abaixo:

  • Ter um orçamento ou planejamento financeiro agrupado: nele devem constar todas as despesas e receitas de todos os membros da família, com certeza irá ajudar a visualizar melhor onde está sendo direcionado o dinheiro e vai também contribuir para estabelecer limites aos impulsos de consumo.
  • Mantenha prioridades para suas despesas, sabendo separar claramente o que é supérfluo e o que é essencial. Essa dica auxilia bastante quando é preciso fazer cortes.
  • Estabeleça metas de poupança para a realização de sonhos e também para ter uma reserva financeira destinada a cobrir imprevistos. Lembre-se que com dinheiro na mão para comprar à vista, muitas vezes é possível negociar preços melhores e ainda aproveitar oportunidades.
  • Planeje as compras com antecedência. Por exemplo, ao comprar um segundo carro para a família, não se esqueça de avaliar o impacto das despesas extras como IPVA, seguro, manutenção e combustível em seu orçamento.
  • Requisite a participação de toda a família, inclusive os filhos. Peça a todos os membros, para que todos se sintam também responsáveis pela saúde financeira da família. Assim, ficará mais fácil estabelecer o orçamento familiar e atingir metas, além de obter a colaboração no corte de despesas.

 Depois de estabelecer os objetivos, é importante fazer o acompanhamento mensal, analisando se está conseguindo cumprir o planejamento financeiro familiar, ou se está estourando o orçamento. No decorrer dos meses, nem sempre as coisas caminharão conforme o planejado, mas a ideia do planejamento é ter um norte para seguir, e desta forma conseguir atingir suas metas.

Eduardo Sehnem Ferro

Controller do escritório Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados.

Contador inscrito no CRC SC-028265/O-7, Pós-graduado em Docência do Ensino Superior.

    SEU NOME

    SEU TELEFONE

    SEU E-MAIL

    ASSUNTO

    MENSAGEM

    Validação Captcha
    captcha

    Rua Defendi Casagrande, 82 - São Cristóvão,

    Criciúma - SC - CEP 88802-600

    Telefone: (48) 3433-0123

    Whatsapp: (48) 3433-0123

    Telefone: (48) 3433 0123

    Desenvolvido por Blueberry - Marketing Digital

    Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados © Todos os direitos reservados