Planejamento financeiro básico para uma empresa.

Eduardo Sehnem Ferro –

Planejar as finanças pode ser algo bem menos complicado e do que você imagina, basta um pouco de disciplina e atenção. Algumas dicas para facilitar o planejamento financeiro de sua empresa:

– Fazer o planejamento financeiro: O primeiro passo do planejamento financeiro é fazer um orçamento anual ou um fluxo de caixa. Fazendo uma estimativa do quanto irá receber e gastar, com base no seu histórico. É interessante ser realista e sempre dar preferência para um cenário mais pessimista, já que geralmente nosso país sempre está cercado de incertezas.

– Ajuda de um consultor ou alguém com experiência: Vários aspectos no campo das finanças merecem atenção, especialmente quando se está começando o negócio. Mesmo se já for um empreendedor experiente terá que pensar na organização do fluxo de caixa, na necessidade do capital de giro, os processos das contas a pagar e a receber, entre outros. Tudo isso influencia na sua capacidade de fazer o planejamento financeiro. Se perceber que essas coisas estão bagunçadas em sua empresa, pode ser interessante contar com o auxilio de um consultor financeiro para organizar procedimentos e controles internos.

– Registrar e acompanhar regularmente as operações financeiras:  Algumas ações básicas já podem ajudar a não cair num dos principais erros da gestão financiera e a preparar para um bom planejamento financeiro. Organizar um método de registro de contas a pagar e de contas a receber é importantíssimo para ter controle do capital e poder analisar a saúde financeira. Além de registar, é preciso monitorar cada lançamento para perceber como as finanças estão caminhando.

– Cortar os gastos supérfluos: Diminuir ou extinguir de vez aqueles gastos desnecessários ou pouco úteis é uma iniciativa que poderá render ótimos frutos no futuro. Ainda que algumas coisas possam parecer essenciais, sempre é possível reduzir gastos ao fazer o planejamento financeiro.

– Utilizar um software: Um bom sistema financeiro pode ser primordial para controlar o seu fluxo de caixa, as contas a pagar e a receber, ver relatórios e gráficos de resultados, além de poder emitir boletos bancários para suas vendas.

Fato é que se existe uma empresa, esta necessita de um planejamento e controle financeiro no mínimo básico para controlar e analisar sua lucratividade e saúde, sem isso, é como o empresário administrar “no escuro”.

Eduardo Sehnem Ferro

Controller do escritório Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados.

Contador inscrito no CRC SC-028265/O-7, Pós-graduado em Docência do Ensino Superior.

 

[contact-form-7 id="43" title="Formulário de contato 1"]

Rua Defendi Casagrande, 82 - São Cristóvão,

Criciúma - SC - CEP 88802-600

Telefone: (48) 3433-0123

Whatsapp: (48) 3433-0123

Telefone: (48) 3433 0123

Desenvolvido por Blueberry - Marketing Digital

Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados © Todos os direitos reservados