Eduardo Sehnem Ferro –
Planejar as finanças pode ser algo bem menos complicado e do que você imagina, basta um pouco de disciplina e atenção. Algumas dicas para facilitar o planejamento financeiro de sua empresa:
– Fazer o planejamento financeiro: O primeiro passo do planejamento financeiro é fazer um orçamento anual ou um fluxo de caixa. Fazendo uma estimativa do quanto irá receber e gastar, com base no seu histórico. É interessante ser realista e sempre dar preferência para um cenário mais pessimista, já que geralmente nosso país sempre está cercado de incertezas.
– Ajuda de um consultor ou alguém com experiência: Vários aspectos no campo das finanças merecem atenção, especialmente quando se está começando o negócio. Mesmo se já for um empreendedor experiente terá que pensar na organização do fluxo de caixa, na necessidade do capital de giro, os processos das contas a pagar e a receber, entre outros. Tudo isso influencia na sua capacidade de fazer o planejamento financeiro. Se perceber que essas coisas estão bagunçadas em sua empresa, pode ser interessante contar com o auxilio de um consultor financeiro para organizar procedimentos e controles internos.
– Registrar e acompanhar regularmente as operações financeiras: Algumas ações básicas já podem ajudar a não cair num dos principais erros da gestão financiera e a preparar para um bom planejamento financeiro. Organizar um método de registro de contas a pagar e de contas a receber é importantíssimo para ter controle do capital e poder analisar a saúde financeira. Além de registar, é preciso monitorar cada lançamento para perceber como as finanças estão caminhando.
– Cortar os gastos supérfluos: Diminuir ou extinguir de vez aqueles gastos desnecessários ou pouco úteis é uma iniciativa que poderá render ótimos frutos no futuro. Ainda que algumas coisas possam parecer essenciais, sempre é possível reduzir gastos ao fazer o planejamento financeiro.
– Utilizar um software: Um bom sistema financeiro pode ser primordial para controlar o seu fluxo de caixa, as contas a pagar e a receber, ver relatórios e gráficos de resultados, além de poder emitir boletos bancários para suas vendas.
Fato é que se existe uma empresa, esta necessita de um planejamento e controle financeiro no mínimo básico para controlar e analisar sua lucratividade e saúde, sem isso, é como o empresário administrar “no escuro”.
Eduardo Sehnem Ferro
Controller do escritório Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados.
Contador inscrito no CRC SC-028265/O-7, Pós-graduado em Docência do Ensino Superior.