Eduardo Sehnem Ferro –
O Planejamento Estratégico é um processo gerencial que se refere à formulação de objetivos e a seleção de programas de ação e execução, levando em conta as condições internas e externas da empresa e sua evolução esperada.
Pode-se dizer que através dele prevemos e planejamos o futuro da empresa em relação ao longo prazo, onde de uma forma genérica, consiste em saber o que deve ser executado e de que maneira deve ser executado.
Resumidamente, pode-se dizer que o planejamento enseja responder a três questões principais: Onde estamos? Para onde queremos ir? Como chegar lá?
Citando algumas etapas do planejamento estratégico:
- Definição de valores da empresa, como a visão e missão;
- Análise do ambiente externo, as oportunidades e ameaças para a empresa;
- Análise do ambiente interno, mais concretamente as forças e fraquezas da empresa;
- Análise do contexto atual da empresa através da análise SWOT – Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças);
- Definição de objetivos e metas, ou seja, o que a empresa pretende alcançar. Onde e quando pretende chegar.
- Formulação e Implementação da estratégia, onde se escolhe o plano para alcançar as metas e objetivos definidos previamente. Na formulação das estratégias, é importante verificar os recursos disponíveis para a implementação da estratégia, e definir quais recursos se aplicam mais adequadamente à estratégia escolhida.
- Obtenção do feedback e controle, onde os responsáveis verificam os resultados do planejamento estratégico.
Enfim, o objetivo do planejamento estratégico é definir uma direção para a empresa, portanto o processo de definição é tão importante quanto o plano. É um momento de reflexão, discussão, interação, de avaliação interna de forças e fraquezas, das oportunidades do mercado e do perfil da concorrência.
Eduardo Sehnem Ferro
Controller do escritório Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados.
Contador inscrito no CRC SC-028265/O-7, Pós-graduado em Docência do Ensino Superior.