O corretor tem direito a receber a comissão, mesmo que vendedor ou comprador desista.

Giovani Duarte Oliveira –

A lei é bem clara, e muitas vezes, sem qualquer fundamento, o comprador ou o vendedor deixa de honrar com o seu compromisso assumido na proposta de compra ou no contrato de contratação do corretor.

O corretor de imóveis é profissional altamente gabaritado e que conhece como ninguém o mercado imobiliário, e o seu trabalho é árduo, pois precisa convencer o comprador aceitar a proposta do vendedor, e igualmente ao vendedor, em concordar com o que o comprador está disposto a pagar.

E não é só isso, na maioria, se não em todas as negociações, o corretor busca todas as documentações necessárias para a realização do negócio, tanto do comprador, quanto do vendedor, assim como relativas ao imóvel e chega até a regularizar alguma pendência do imóvel para ver a negociação concluída.

A este profissional, igualmente cabe encaminhar e visitar advogados, com os contratos de compra e venda para alinhar cláusulas e esclarecer as dúvidas, mesmo que jurídicas, para que tudo saia de acordo com o que está obrigado a apresentar.

Ocorre que não é incomum, em certas ocasiões, o comprador fazer a sua proposta de compra e o corretor, depois de tantas conversas, reuniões, tratativas e empenho, consegue finalmente convencer e fechar o negócio com o vendedor e ao voltar para dar a notícia ao comprador, este informa que não quer mais a negociação, ou altera a forma, nítida e claramente com o objetivo de tentar impingir à outra parte a culpa pela não aceitação.

Quando falamos que a lei é clara, nos reportamos ao artigo 725 do novo Código Civil, que diz:

Art. 725. A remuneração é devida ao corretor uma vez que tenha conseguido o resultado previsto no contrato de mediação, ou ainda que este não se efetive em virtude de arrependimento das partes.

Giovani Duarte Oliveira

Advogado, Especialista em Direito Processual Civil, Especialista em Gestão Estratégica de Empresas

    SEU NOME

    SEU TELEFONE

    SEU E-MAIL

    ASSUNTO

    MENSAGEM

    Validação Captcha
    captcha

    Rua Defendi Casagrande, 82 - São Cristóvão,

    Criciúma - SC - CEP 88802-600

    Telefone: (48) 3433-0123

    Whatsapp: (48) 3433-0123

    Telefone: (48) 3433 0123

    Desenvolvido por Blueberry - Marketing Digital

    Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados © Todos os direitos reservados