O cobrador de dívidas.

Carla Graziela Porto –

Como sabemos tão importante quanto vender, é receber pelo que foi vendido. Por isso, hoje o profissional de cobrança é visto como um dos responsáveis pelo bom desempenho dos negócios.

Os cobradores de dívidas muitas vezes trabalham para agências de cobrança de dívidas, embora alguns operem de forma independente e alguns também são advogados. Às vezes, essas agências atuam como intermediários, cobrando dívidas inadimplentes dos clientes – dívidas que são pelo menos 60 dias atrasados ​​- e enviando-as para o credor original. O credor paga ao coletor uma porcentagem substancial.

As agências de cobrança de dívidas coletam dívidas inadimplentes de todos os tipos: dívida de cartão de crédito, dívida médica, dívida de empréstimo de automóvel, dívida de empréstimo pessoal, dívida de negócios, dívida de empréstimo de estudante e até pagamento de energia e contas de telefone celular.

Na verdade, o cobrador sempre teve um papel fundamental na busca por bons resultados. Ele está no final de todo o processo de venda. O seu trabalho é um dos fatores determinantes da boa saúde financeira da empresa.

Antigamente, se pensava que qualquer um poderia fazer o trabalho de cobrança, que para cobrar dívidas não precisava de conhecimento ou experiência anterior. Muitas decisões fundadas nestes conceitos equivocados resultavam em consequências desastrosas onde era para ser um resultado positivo se tornava algo negativo tanto para o credor como para o devedor, como por exemplo:

  1. Altos índices de inadimplência;
  1. Maneira incorreta de estar abortando inicialmente o devedor
  2. Devedores insatisfeitos com a forma de cobrança e negociação, assim gerando conflito entre parte credora e devedora.
  1. E alta incidência de inadimplência

Atualmente existem inúmeros treinamentos e cursos para esses profissionais seram capacitados para exercerem essa função com técnica e agilidade. Sendo a cobrança  uma ferramenta administrativa muito importante, gerando muitos benefícios a empresa que a contrata.

Assim ainda sendo uma profissão em que nem todos acham agradável como a cobrança de dívidas, é possível deixar a marca do profissionalismo e da excelência no atendimento.

Os mais capacitados e sempre sendo os melhores profissionais de cobrança e recuperações de dívidas são aqueles que acreditam que o seu trabalho busca o justo cumprimento de uma obrigação. Por isso, a exigência que fazem ao devedor é legitima. E assim, conseguem ser mais firmes, determinados e contundentes nas suas argumentações.

Carla Graziela Porto, colaboradora do escritório Giovani Duarte Oliveira, responsável pelo setor de Cobrança. Graduada em Processos Gerenciais e graduanda em Direito.

    SEU NOME

    SEU TELEFONE

    SEU E-MAIL

    ASSUNTO

    MENSAGEM

    Validação Captcha
    captcha

    Rua Defendi Casagrande, 82 - São Cristóvão,

    Criciúma - SC - CEP 88802-600

    Telefone: (48) 3433-0123

    Whatsapp: (48) 3433-0123

    Telefone: (48) 3433 0123

    Desenvolvido por Blueberry - Marketing Digital

    Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados © Todos os direitos reservados