O caminho do empreendimento de sucesso.

Artigo Gabriela Meinert Vitniski –

Os empreendedores bem sucedidos compartilham uma característica em comum, que é a paixão pelo aprendizado. Eles não enfrentam a mudança como um problema de mercado, mas como uma oportunidade para se destacar. Ganhar muito dinheiro não deve ser o único impulsionador da motivação, a paixão e identificação com o empreendimento são indispensáveis para o sucesso.

Do ponto de vista prático, existem muitas maneiras de aprender sobre a mudança nos negócios e as oportunidades que podem surgir a qualquer momento. Aqui estão alguns passos que cada aspirante à empresário deve praticar:

  1. Comunique-se com seus conhecidos que já estiveram na posição que você está hoje, e venceram através do empreendedorismo.

A ideia é construir uma rede de contatos, muitos aspirantes a empreendedores gostam de falar muito sobre sua mais recente ideia e não conseguem ouvir. Você não aprende nada enquanto fala,  os empreendedores bem sucedidos gostam de compartilhar, recue um pouco e pare para ouvir quem já realizou um empreendimento com sucesso e aprenda com as experiências alheias.

  1. Pesquise histórias de sucesso atual e modelos.

A Internet é melhor do que a Biblioteca do Congresso ou de qualquer universidade, uma vez que muda diariamente para manter-se com a realidade e é interativa. Reserve algum tempo cada dia para seus blogs favoritos e influenciadores, o acompanhamento com redes sociais e  também para expandir seus contatos pessoais offline.

  1. Encontre um mentor de negócios, e,  um amigo.

Um mentor é alguém que vai dizer o que você precisa ouvir, enquanto um amigo pode dizer o que você quer ouvir. Na verdade, você precisa de ambos, e a capacidade de dizer a diferença. Acho que todos os empresários se beneficiam em adaptar as idéias de alguém que está de fora, algumas percepções são únicas podem agregar valor real ao seu negócio.

  1. Além de buscar oportunidades, aprenda a executar seus projetos

No projeto da nova empresa você deve buscar conhecimento dentro da área de execução do plano da empresa, seminários profissionais e da indústria podem contribuir significativamente para o aprendizado sobre o tema. Concentre-se nas oportunidades que atendam às suas necessidades de hoje. Algumas pessoas buscam conhecimento além do necessário e nunca executam os projetos.

  1. Ofereça-se para ajudar as organizações relacionadas ao seu interesse.

Não há melhor maneira de ampliar sua perspectiva e compreender as realidades do que trabalhar em um ambiente onde as motivações são positivas. Você pode obter experiência de liderança real e verdadeiro aprendizado, sem compromissos de longo prazo e as pressões financeiras. Ou seja, conheça o ramo do empreendimento, tenha um nível de experiência, ainda que voluntário.

  1. Comece o seu próprio negócio.

O custo de entrada de um empresário no mercado não é muito elevado, existe a possibilidade de iniciar um negócio pequeno com um plano de expansão programado, ferramentas de criação de site gratuito, redes sociais entre outras podem colocar a sua nova empresa à frente no mercado. Aprenda com os desafios de uma nova empresa com uma ideia de baixo risco antes de apostar tudo no grande sonho.

Finalmente, é sempre útil verificar a sua motivação para ser um empreendedor. Se você enxerga seu novo empreendimento como o caminho para a realização pessoal, está no caminho certo, pois só com interesses, além dos financeiros, você conseguirá dedicar-se ao aprendizado constante para dar continuidade à nova empresa. Não há substituto daquilo que você ama, e de amar o que você faz. Depois que você aprender a amar a aprendizagem você certamente será um empresário bem sucedido.

Por Gabriela Meinert Vitniski

Advogada inscrita na OAB/PE sob o nº 32.104 e OAB/SC 41.545A, graduada no curso de Direito pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Pós graduanda em Direito Civil e Empresarial pela Damásio Educacional. Advogada do escritório Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados, na área de Direito Empresarial.

    SEU NOME

    SEU TELEFONE

    SEU E-MAIL

    ASSUNTO

    MENSAGEM

    Validação Captcha
    captcha

    Rua Defendi Casagrande, 82 - São Cristóvão,

    Criciúma - SC - CEP 88802-600

    Telefone: (48) 3433-0123

    Whatsapp: (48) 3433-0123

    Telefone: (48) 3433 0123

    Desenvolvido por Blueberry - Marketing Digital

    Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados © Todos os direitos reservados