Melhor tempo para iniciar uma cobrança.

Artigo Carla Porto –

Cada empresa utiliza em sua politica interna uma forma de proceder com os clientes inadimplentes, mas sempre surge qual o melhor tempo ou período após o vencimento para iniciar uma cobrança do devedor?

Pois algumas empresas tem receio de cobrar daquele cliente já mais antigo, que se encontra na carteira a um longo período, receio de chatear  sendo que já compra há muito tempo. Mas um cliente bom pode por imprevisto se tornar um inadimplente, então todos devem ser lembrados de seus compromissos.

Uma dica promissora, e que a empresa deve colocar em seus procedimentos internos, o seguinte procedimento, que quanto mais cedo iniciar uma cobrança, mas possibilidades terão de recuperar o credito, pois deve iniciar o processo de cobranças de suas inadimplências a partir do primeiro dia de atraso, com isso surgindo efeitos satisfatórios.

Na consciência do devedor que não e incomodado com ligações e cobranças, se torna muito cômodo e tranquilo, se não e cobrado, não será pressionado a estar resolvendo a situação.

Pois devedor que não é lembrado de suas obrigações, acaba deixando de lado seu compromisso de pagar aquele credor e vai pagar outro  que está mais  em cima de resolver sua pendencia. Assim se obriga a estar resolvendo para cessar os contatos diários feitos pela empresa Credora.

Com o descuido de a empresa deixar uma cobrança de inadimplência, passar muito tempo, não lhe dando suma importância, a possibilidade de não localizar e contatar o devedor se torna mais acentuada.

Pois o devedor hoje em dia esta muito propício a trocar números de telefone, contatos e endereços. Com isso os índices de recuperação de credito nestes casos tendem em subir cada vez mais, se tornando mais raro e difícil para uma boa negociação, pois não se tem contato com o mesmo.

E necessário que a empresa contrate pessoas especializadas como operadores de cobranças com experiências neste segmento, para estar sempre em controle destes inadimplentes. Pois devedor só paga rápido, quem cobra primeiro.

Então um ponto estratégico para uma boa cobrança e com resultados positivos, torne rotina na sua empresa, cobranças diárias e insistentes, para obter resultar e diminuir a inadimplência.

Carla Graziela Porto, colaboradora do escritório Giovani Duarte Oliveira, responsável pelo setor de Cobrança. Graduada em Processos Gerenciais e graduanda em Direito.

SEU NOME

SEU TELEFONE

SEU E-MAIL

ASSUNTO

MENSAGEM

Validação Captcha
captcha

Rua Defendi Casagrande, 82 - São Cristóvão, 

Criciúma - SC - CEP 88802-600

Telefone: (48) 3433 0123

Desenvolvido por Blueberry - Marketing Digital

Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados © Todos os diteitos reservados