Limites de crédito, estabelecer e acompanhar.

Eduardo Sehnem Ferro | 21 de Outubro de 2014

O limite de crédito é o estabelecimento de um valor máximo para as compras de cada cliente. Limite este, determinado com base nas informações analisadas no processo de análise de crédito.

Para diminuir os riscos com inadimplência dos clientes, é preciso estabelecer um limite de crédito compatível com a situação financeira de cada um deles. A decisão sobre o valor a estabelecer pode ser restrita a analise de uma proposta específica para atender a uma necessidade de um cliente ou pode ser mais abrangente, fixando-se um limite para atendimento ao cliente em diversos produtos e por um prazo determinado.

O limite de crédito deve ser fixado de uma forma subjetiva, sendo analisado cada caso especificamente. Também requer uma revisão periódica, esta definida pela empresa. Dentro de um período de validade do limite, opera-se de forma rotativa, isto é, pode ser feita nova avaliação na medida em que uma operação vence e é liquidada.

Uma forma de controlar o crédito com rigor é designar um profissional que mantenha contato direto com os clientes, atualizando sempre as informações sobre o mesmo. Existem empresas que em períodos pré- determinados efetuam consultas de todos seus cliente ativos em órgãos conveniados como por exemplo Serasa e SPC, obtendo assim informações que possam contribuir para manutenção do crédito.

Como a estrutura financeira de uma empresa pode sofrer alterações consideráveis durante um determinado espaço de tempo devido a globalização da economia, é importante o acompanhamento e reavaliação dos limites estabelecidos em primeira análise. Somente desta forma pode-se manter a carteira de recebíveis segura e com bom padrão de qualidade.

    SEU NOME

    SEU TELEFONE

    SEU E-MAIL

    ASSUNTO

    MENSAGEM

    Validação Captcha
    captcha

    Rua Defendi Casagrande, 82 - São Cristóvão,

    Criciúma - SC - CEP 88802-600

    Telefone: (48) 3433-0123

    Whatsapp: (48) 3433-0123

    Telefone: (48) 3433 0123

    Desenvolvido por Blueberry - Marketing Digital

    Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados © Todos os direitos reservados