Liderança, um papel importante na organização.

Eduardo Sehnem Ferro | 23 de novembro de 2015

Liderança é a capacidade de gerenciar um grupo de pessoas, fazendo com que esse grupo se transforme em uma equipe que gere resultados e alcance os objetivos propostos pela organização.

Atualmente as qualidades de liderança são reconhecidas como um elemento chave em administração, um bom administrador deve ser também um grande líder. Essencialmente, o líder deve além de servir de exemplo, até mesmo personificar as qualidades esperadas ou requeridas em seu grupo de trabalho.

Podemos diferenciar um “chefe” de um líder: chefe é alguém que exerce o poder de mando em virtude de uma autoridade. Líder é uma pessoa que, em virtude da própria personalidade e não em função somente de estrutura hierárquica administrativa, dirige um grupo com colaboração dos seus membros.

A tarefa de liderar muitas vezes não é fácil, pois cada pessoa é um ser único, com personalidade, características, habilidades e atitudes diferentes uns dos outros. Por isso o líder precisa agir de acordo com seu discurso, uma vez que suas atitudes devem servir de exemplo para as pessoas que o seguem.

A liderança é hoje um dos condutores das organizações ao alcance da excelência e resultado almejados. As empresas tem procurado identificar, desenvolver e avaliar o potencial de pessoas-chave para exercê-la, bem como o desempenho das equipes de trabalho, para encontrar lideres eficazes. Isso é ponto vital para o sucesso.

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