Sarah Ghedin Orlandin | 24 de Abril de 2014
Sair da dependência do aluguel e ter um cantinho para chamar de seu é o sonho de muita gente. Se o imóvel for comprado na planta, melhor ainda: além de custar menos, fica mais fácil deixar o projeto do jeito que você sempre quis, não é?
Muitas vezes, a expectativa da compra é tanta que alguns “detalhes” são esquecidos. Porém, logo depois eles aparecem em forma de grandes problemas. Para esclarecer as queixas mais comuns e ajudar a solucioná-las, conversamos a advogada Sarah Ghedin Orlandin – OAB/SC 34.619, pós graduada em Direito Civil, Negocial e Imobiliário.
O álbum a seguir, elaborado com dicas da especialista, aborda os principais pontos que você precisa avaliar antes de comprar um imóvel. Com essas precauções, é mais fácil evitar que o seu maior sonho se transforme em um terrível pesadelo. Confira!
Exija que a data de entrega das chaves seja fixada no contrato de forma clara e não condicionada a outra ação.
Previna-se em caso de atraso na entrega da obra, estabelecendo previamente o pagamento de um aluguel. Quando um imóvel for negociado como entrada, deve constar no contrato que a entrega deste será feita somente após o recebimento da unidade imobiliária adquirida.
É interessante que o comprador opte pelo índice de correção mais vantajoso, lembrando que o Custo Unitário Básico da Construção (CUB), indicador que contribui para aferir a variação inflacionária do setor, deverá ser utilizado apenas quando o imóvel estiver em construção.
Antes da compra, busque referências a respeito da construtora para evitar futuros aborrecimentos: se ela sempre entrega as suas obras no prazo acertado e se os materiais utilizados são de boa qualidade. Assim, a segurança de fazer um bom negócio será maior. Fuja daquelas que estão envolvidas em casos de informações enganosas sobre metragem e/ou qualidade do acabamento, cobrança de itens não previstos no preço e embargos da obra.
Por fim, antes de assinar qualquer contrato, consulte um advogado, pois o vocabulário utilizado no documento é bastante técnico e de difícil compreensão.
A matéria foi feita para o site: http://www.portalvital.com/sua-vida/dinheiro/imovel-na-planta-quando-um-bom-negocio-pode-virar-uma-dor-de-cabeca