Gentileza?

Giovani Duarte Oliveira – OAB/SC 16.353 | 08 de Agosto de 2011

 

Ser gentil é pensar no próximo primeiro. A gentileza é uma qualidade que o mundo moderno tem tentado desestimular, no entanto, quem convive com pessoas conservadoras, percebe nítidos comportamentos de gentileza e de outras importantes qualidades.

Ser gentil, ainda, não é apenas tratar bem as pessoas como gostamos de ser tratados, mas, sempre servir, abrir mão, pensar primeiro no outro, ceder a vez no trânsito, ser generoso, cuidar os animais, não deixar lixo em local indevido, e se possível, até tirar quando deixado por outrem.

É também deixar o pedestre atravessar quando se está dirigindo e não se lançar a atravessar a rua abruptamente, quando pedestres. Falando ainda em trânsito, ser gentil é desacelerar o veículo ao perceber a luz amarela no semáforo, já que este é para ter atenção e não para acelerar ainda mais.

Ser gentil é não atender o celular em locais impróprios, é obedecer sinais, placas e avisos. Gentileza é ceder o lugar para idosos, gestantes, deficientes físicos e mesmo a qualquer pessoa que vemos estar precisando; é usar bom dia, boa tarde, boa noite, obrigado, por favor, desculpe e com licença sempre.

Um comportamento ainda pouco utilizado, também importante, é deixar espaço à esquerda nas escadas para que os mais apressados possam passar, esperar a vez de ser atendido, é saber se colocar no lugar das outras pessoas, ter gratidão, respeito, consideração, olhando os outros nos olhos, sorrindo, aceitando as pessoas como elas são, valorizando os desvalorizados.

Ser gentil, ainda é cuidar de seu corpo e seu espírito, é fazer o bem, independentemente de quem seja, valorizar qualidades, dar elogios e não apenas criticar defeitos, é saber ouvir antes de emitir opinião. Devemos pensar no peso de nossas palavras.

Devemos cultivar a alegria, as boas maneiras, preservar os recursos naturais, tudo isso é forma de ser gentil também com as próximas gerações. A gentileza é difundir boas ações, não ser vingativo, absorver dificuldades e deficiências dos outros e ser ainda mais amável com quem não o é, ter paciência com quem não tem, ser calmo com quem é ansioso. A gentileza engloba também, não ter preconceito e não julgar, não ter favor para cobrar, fazer negócios com responsabilidade social e ter ética.

É Evitar ironias, inconvenientes e brincadeiras de mau gosto. Pais gentis deixam bons ensinamentos aos seus filhos. A gentileza do atendente, o faz melhor vendedor.

Seja gentil com você mesmo e se permita experimentar, a partir deste momento, uma transformação. A gentileza nos torna exemplos de vida. Saber que outras pessoas passaram a ser melhores em razão de nossa motivação é uma satisfação inenarrável!

    SEU NOME

    SEU TELEFONE

    SEU E-MAIL

    ASSUNTO

    MENSAGEM

    Validação Captcha
    captcha

    Rua Defendi Casagrande, 82 - São Cristóvão,

    Criciúma - SC - CEP 88802-600

    Telefone: (48) 3433-0123

    Whatsapp: (48) 3433-0123

    Telefone: (48) 3433 0123

    Desenvolvido por Blueberry - Marketing Digital

    Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados © Todos os direitos reservados