Erros básicos na gestão financeira das empresas.

Eduardo Sehnem Ferro –

É uma necessidade das empresas terem uma administração financeira apurada e confiável para tomada de decisões corretas.

Mesmo assim ainda existem muitos casos de empresas que comentem erros básicos na gestão financeira. Podemos citar alguns desses erros abaixo, que certamente não é uma lista definitiva, mas ela mostra uma forte relação entre as dificuldades financeiras enfrentadas por uma empresa e o nível de organização financeira dos seus gestores.

  • Desconhecer o saldo do caixa/banco: Não existe um controle das entradas e saídas de dinheiro do caixa e contas correntes.
  • Não saber o valor dos estoques: Os produtos estocados não são contabilizados e sua depreciação é desconsiderada na formação dos preços de venda e nos resultados financeiros da empresa.
  • Descontrole no valor do contas a pagar e contas a receber: Ausência de planejamento e fluxo de caixa para os recebimentos e pagamentos de contas futuras.
  • Não saber o valor das despesas fixas: O valor das despesas rotineiras, mínimas e necessárias, que permitem que o negócio funcione sem problemas, é desconhecido.
  • Desconhecer o resultado da empresa (lucro/prejuízo): o empreendedor está tão envolvido com a rotina operacional do seu negócio que deixa de verificar se o trabalho está dando retorno.
  • Não saber o valor e origens dos recebimentos: Qual é o produto que vende mais? Quais são os serviços mais prestados? Quais são os principais clientes?
  • Desconhecer o valor e origens dos pagamentos: Quais são as principais despesas? Quais são os maiores custos dos produtos/serviços? Quais são os fornecedores mais importantes e quanto está sendo pago para eles?
  • Não determinar um valor fixo de pró labore para os sócios: É fundamental que se determine um pró-labore (salário do sócio que trabalha na empresa) para considerá-lo nos custos da empresa e no seu planejamento financeiro.
  • Não administrar corretamente o capital de giro: ter dinheiro disponível em caixa para honrar os compromissos imediatos da empresa é fundamental para manter o negócio saudável e uma boa imagem no mercado perante fornecedores e clientes.

São controles básicos e primários que a empresa deve ter para evitar erros citados acima. Mas se você identifica alguns destes erros na sua gestão, tome uma atitude!

Eduardo Sehnem Ferro

Controller do escritório Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados.

Contador inscrito no CRC SC-028265/O-7, Pós-graduado em Docência do Ensino Superior.

    SEU NOME

    SEU TELEFONE

    SEU E-MAIL

    ASSUNTO

    MENSAGEM

    Validação Captcha
    captcha

    Rua Defendi Casagrande, 82 - São Cristóvão,

    Criciúma - SC - CEP 88802-600

    Telefone: (48) 3433-0123

    Whatsapp: (48) 3433-0123

    Telefone: (48) 3433 0123

    Desenvolvido por Blueberry - Marketing Digital

    Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados © Todos os direitos reservados