Empreendedorismo – você é empreendedor?

Giovani Duarte Oliveira – OAB/SC 16.353 | 18 de Maio de 2011

Empreendedorismo designa estudos relativos a empreendedor. Empreendedor é a qualificação de quem se dedica a iniciar, motivar, inovar, criar, desenvolver meios de fazer com que as pessoas e as coisas tenham desenvolvimento, projetando e executando formas para tornar as metas possíveis.

A palavra “empreendedor” é muitas vezes ligada apenas à pessoa que cria uma empresa, que “abre”, como se fala, um novo negócio. No entanto, não é só isso, empreender, é acima de tudo, iniciativa para qualquer ato positivo!

Todos nós somos empreendedores, alguns mais outros menos, e o objetivo que aqui se busca é sugerir a amplitude do comportamento das pessoas, para que empreendam mais em seu espírito, em seu lar, em sua amizade, em sua profissão, em seu hobby, em seu entretenimento, enfim, em tudo que faça parte de sua vida.

É também de motivar a criação de uma meta diária, semanal, mensal, anual, a cada cinco, dez, vinte anos e até para aposentadoria, escrevendo-a com dia e hora para execução. Antes de tudo, temos que ter metas e objetivos, pois se não os traçarmos, seremos vítimas de nós mesmos, ou seja, de nossa falta de planejamento, de objetividade e de ação.

A arte de viver, quando planejada, é muito mais feliz, e para planejar é necessário ler, aprender, para adquirir cultura caso contrário vamos apenas agir e nos comportar como os outros agem e se comportam, e agir assim, é alienação. Inúmeras vezes se vêem, como resposta, certas pessoas dizerem que “eu faço porque todos fazem, se todos podem também posso”.

Se estivermos respondendo dessa forma, é um grande sinal de que precisamos ler mais, aprender mais, adquirir mais conhecimento geral, cultural, intelectual. Temos que estar atentos aos sinais. Então, para que sejamos empreendedores, precisamos adquirir conhecimentos para tomar iniciativas e não ficarmos a mercê da iniciativa de terceiros.

Estamos na platéia de nossas vidas, ou somos o ator principal? O mais fácil é sentar e criticar. A crítica dói aos ouvidos, assim como um murro arde o rosto de quem é ferido, e às vezes, a crítica é ainda pior que uma agressão física, pois arde na alma. Assim, a sugestão é empreender! Inovar, criar, mesmo que seja a forma diferente de colocar o móvel na sala, ou de arrumar o arquivo do escritório, ou mesmo, organizar uma confraternização, e não ficar apenas criticando que ninguém o faz.

Quem empreende sai na frente em todos os sentidos! Quem age assim é mais feliz! É mais feliz, porque empreender também é fazer o bem! E fazer o bem às pessoas que estão à volta, é amá-las, e quem ama é mais feliz, porque também é amado!

    SEU NOME

    SEU TELEFONE

    SEU E-MAIL

    ASSUNTO

    MENSAGEM

    Validação Captcha
    captcha

    Rua Defendi Casagrande, 82 - São Cristóvão,

    Criciúma - SC - CEP 88802-600

    Telefone: (48) 3433-0123

    Whatsapp: (48) 3433-0123

    Telefone: (48) 3433 0123

    Desenvolvido por Blueberry - Marketing Digital

    Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados © Todos os direitos reservados