Dicas para começar a poupar.

Eduardo Sehnem Ferro –

Muitas pessoas acreditam que existe uma fórmula mágica para poupar, mas não é bem assim. Poupar deve ser um hábito constante e regular para se atingir sonhos de consumo ou manter um bom saldo bancário. Não adianta economizar em um mês e, no seguinte gastar tudo, se esquecendo do comprometimento com você mesmo, com os seus sonhos. A disciplina é muito importante para ter foco e conseguir chegar aos objetivos traçados!

Algumas pessoas têm mais facilidade em seguir o planejado e consequentemente poupar,  para outras, é um pouco mais difícil, pois o fator comportamento interfere muito neste processo. Algumas dicas práticas que ajudam a mudar o comportamento financeiro e dar início ao processo:

– Começe imediatamente:  Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Não importa quanto você ganha, e sim onde está gastando e se realmente está disposto a mudar.

– Ter um orçamento mensal a seguir e anotar as despesas: possuir um orçamento, sabendo quanto irá receber, quanto e quais a despesas mensais. Registrar os gastos para poder analisar onde está indo o dinheiro. Isto ajudará a ter um diagnóstico da vida financeira.

– Lista de compras para ir ao Supermercado:  com os itens de compras listados, ajudará a não comprar o que não estava previsto e o que não é necessário. Essa lista deve ter apenas o que realmente você precisa comprar evitando adquirir coisas supérfluas.

– Tenha um objetivo, sonho ou meta: quando não existe um obejtivo específico, a probabilidade do dinheiro ser gasto em itens superfulos é maior. Invista e guarde dinheiro especificamente para os sonhos!

– Hábito de pagar à vista: com dinheiro na mão o desconto é certo em alguma ocasiões, “penchichar” é válido! Tudo é questão de hábito.

– Evite comer sempre fora: evitar fazer refeições constantemente em bares e restaurantes pode contribuir muito para começar a economizar! Deixe para comer fora em situações especiais ou essenciais.

– Não compre por impulso: fazer a seguinte pergunta antes de realizar uma compra: “realmente preciso disso agora?”. Cuidado para não comprar coisas que não agregam valor. Comprar por impulso pode ser um desastre em sua saúde financeira.

Ter paciência e disciplina são pontos primordiais para economizar! Não é fácil resistir à tentação de comprar além do necessário. Definir seus sonhos e objetivos de vida são passos fundamentais para conseguir manter o foco em poupar!

Eduardo Sehnem Ferro

Controller do Escritório Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados, Contador inscrito no CRC SC-028265/O-7, Pós Graduado em Docência do Ensino Superior.

    SEU NOME

    SEU TELEFONE

    SEU E-MAIL

    ASSUNTO

    MENSAGEM

    Validação Captcha
    captcha

    Rua Defendi Casagrande, 82 - São Cristóvão,

    Criciúma - SC - CEP 88802-600

    Telefone: (48) 3433-0123

    Whatsapp: (48) 3433-0123

    Telefone: (48) 3433 0123

    Desenvolvido por Blueberry - Marketing Digital

    Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados © Todos os direitos reservados