Artigo Carla Porto –
O grande desafio que a maioria dos credores sofre e a localização do devedor, que parece que por um passe de magica, consegue desaparecer.
Estamos hoje vivendo e passando por momentos difíceis de uma crise em função a pandemia, onde a inadimplência esta cada vez mais se tornando inevitável. O primeiro passo, para se cobrar um debito de um devedor e possuir seu contato ou sua localização, o que na maioria das vezes e um grande desafio.
E neste sentido que sempre deve haver uma análise de credito na hora da liberação ao cliente, colhendo todas as informações possíveis como um segundo telefone e referências pessoais, no mínimo umas três. Ressaltando que sempre devem ser analisadas nos dados colhidos e as informações como esta a situação atual de devedor e sua experiência de credito no mercado, pois às vezes o cliente esta sem restrições no momento da compra, mas tem um histórico de mal pagador de seus compromissos.
E por esse motivo que podemos sempre medir o grau de inadimplência de uma empresa pela qualidade da analise de credito, pois grande parte vem de uma analise mal feita, assim gerando um grande prejuízo a empresa com baixo e alto grau de inadimplência.
Existem dois tipos de atraso, o atraso baixo que gira em torno de 10 a 20 dias, onde e possível sempre manter contato com devedor, nestes casos geralmente houve algum esquecimento ou imprevisto e o mesmo já resolve a situação em questão de dias.
E o grau de alto atraso, onde os débitos passam de mais de 30 dias, no qual fica cada vez mais difícil contato com o devedor e as vezes nem se tem mais contato, o mesmo já não possui o mesmo telefone de contato e não retorna as mensagens encaminhadas, e nestes casos no quais e perdido o contato com o devedor e não se tem mais a localização dos mesmos.
Como toda a tecnologia que hoje temos em mãos, acabamos tendo vários canais de tentativa de localização de devedores, como Redes sociais, Google, Pesquisa em Cartório, Sistemas particulares de localizações, sites e Bureau de credito. São ferramentas que ajudam muito a localizar e estar novamente entrando em contato com devedor.
Em caso positivo de encontrar devedor e recomendado que se entre em contato de forma direta e sempre usando uma abordagem correta e uma cobrança legal sem constranger ou denegrir o devedor, passando lhe o assunto especifico e forma individual. Em hipótese alguma estar passando o assunto a terceiros ou deixando recados constrangedores.
Carla Graziela Porto, colaboradora do escritório Giovani Duarte Oliveira, responsável pelo setor de Cobrança. Graduada em Processos Gerenciais e graduanda em Direito.