Democracia e tecnologia.

Gabriel Vieira Dacoregio –

 

Hodiernamente, os meios de comunicação, principalmente a internet, estão cada vez mais sendo utilizados pelo poder público. Como exemplo os sites governamentais, criados a fim de atualizar e auxiliar os indivíduos que no país residem.

Em adição a ideia os órgãos públicos estão investindo nesses meios, a fim de ter uma maior aproximação com a população. É possível citar como uma ação de auxílio por meio de redes sociais, a Controladoria Geral da União, área que zela e fiscaliza o dinheiro arrecadado por meio de impostos, uma vez que sites foram criados para que qualquer pessoa com o acesso a internet possa usá-los e verificar a quantia de dinheiro público que há e para onde o mesmo será direcionado.

Vale ressaltar que o Congresso Nacional criou a Lei nº 12.527, com base no inciso XXXIII do art. 5o, no inciso II do § 3o do art. 37 e no § 2o do art. 216 da Constituição Federal, alterando a Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990, revogando a Lei no 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991. A devida lei, afirma que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, deverão garantir o acesso a informação para o povo brasileiro, criando meios para que a população relate certos problemas que muitas vezes os governantes não percebem e até mesmo para que os cidadãos observem os aprimoramentos que estão sendo realizadas pelas autoridades que lhes disser respeito.

O Art.3º inc.II da lei supracitada afirma que os órgãos já mencionados, necessitam divulgar as informações de interesse público, mostrando assim certa transparência com a população, a qual se encontra cada vez mais preocupada e abismada com os absurdos que surgem em nosso país, sendo esse mais um motivo para que as redes sociais sejam usadas.

Com base em todas as informações apresentadas, conclui-se que o governo brasileiro, em se tratando de tecnologias e redes sociais, está fazendo um ótimo trabalho, aproximando cada vez mais o estado da nação brasileira e investindo para que possamos cada vez mais chamar nosso sistema político de democracia.

Gabriel Vieira Dacoregio

Graduando em Direito, estagiário do escritório Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados.

    SEU NOME

    SEU TELEFONE

    SEU E-MAIL

    ASSUNTO

    MENSAGEM

    Validação Captcha
    captcha

    Rua Defendi Casagrande, 82 - São Cristóvão,

    Criciúma - SC - CEP 88802-600

    Telefone: (48) 3433-0123

    Whatsapp: (48) 3433-0123

    Telefone: (48) 3433 0123

    Desenvolvido por Blueberry - Marketing Digital

    Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados © Todos os direitos reservados