DE ONDE VEM O MEDO DE COBRAR O DEVEDOR?

Trabalhar e fazer cobrança não são tarefa fácil muitos podem ser os fatores que geram essa insegurança na hora da cobrança, contudo existe um fator que, sem dúvida alguma, é o principal.

Entretanto, antes eu quero te contar uma triste realidade, fazer cobrança de dívidas, definitivamente, não é uma tarefa fácil, infelizmente, na maioria das empresas não existe um treinamento formal para o trabalho de cobrança.

Algumas empresas simplesmente so contratam os profissionais para exercer a função e não lhe fornecem um treinamento adequado para estar hábil para a função tendo seus pros e contra e enfrentar todos os obstáculos que serão enfrentados, e essa é a realidade de muitos profissionais.

Alguns desses profissionais mediante aos seus esforços próprios se esforçam mais que que o normal para poder estar a frente de técnicas e estratégicas para ter mais êxito em sua função, acaba aprendendo com seus próprios erros e acertos do dia a dia.

Na verdade o que ocorre com os novos profissionais desse segmento de pegada que gera um grande medo de executar a função de cobrança é  saber o que pode e não pode estar fazendo e falando ao devedor, gerando toda essa insegurança e assim consequentemente gerando pouco resultado.

Pois quando a empresa contrata o profissional e a ele dar um treinamento adequado e qualificado, assim recebendo uma boa formação com se  conquista aquela segurança e firmeza que e preciso ter na hora da abordagem de cobrança.

A maior dificuldade é que o empresário ainda tem aquela velha cultura de que qualquer um pode fazer o trabalho de cobrança, e atingir o êxito fazendo de qualquer forma, assim que ele coloca alguém para cobrar os devedores, então começam as exigências:

•             você não pode constranger o devedor;

•             Você tem que respeitar o Código de Defesa do Consumidor;

•             Você tem que fidelizar os clientes.

E, contudo o mais importante que e a meta da recuperação de credito que se torna o objetivo principal e acaba não tendo êxito por falta de treinamento e profissionalismo.

Mesmo que você não tenha um departamento próprio de cobrança  ideal porque o deixa livre para se ativer a outras tarefas mais produtivas de sua empresa, investir em tecnologia é fundamental. Hoje, é ela que monta a base de informações necessárias para que você estruture a sua cobrança de forma realmente eficiente, chegando com ações assertivas em cada tipo de devedor.

Um programa para cadastro, por exemplo, é fundamental para recolher e organizar os dados da sua cartela de cliente, mantendo também um histórico de compras que pode ser atualizado e acessado sempre que necessário. Dessa forma, a qualquer hora e lugar você põe os olhos nas referências necessárias para encontrar a melhor solução e recuperar seu pagamento, seja ele por simples atraso ou perda.

Carla Graziela Porto, colaboradora do escritório Giovani Duarte Oliveira, Graduada em Processos Gerenciais e Graduanda em Direito.

    SEU NOME

    SEU TELEFONE

    SEU E-MAIL

    ASSUNTO

    MENSAGEM

    Validação Captcha
    captcha

    Rua Defendi Casagrande, 82 - São Cristóvão,

    Criciúma - SC - CEP 88802-600

    Telefone: (48) 3433-0123

    Whatsapp: (48) 3433-0123

    Telefone: (48) 3433 0123

    Desenvolvido por Blueberry - Marketing Digital

    Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados © Todos os direitos reservados