Controle de horas no escritório de advocacia.

Eduardo Sehnem Ferro –

Os escritórios de advocacia possuem uma particularidade em seu segmento que é a de trabalhar em muitos casos ou processos por longo tempo. Então como saber a lucratividade de cada cliente ou processo ao receber honorários?

Uma das ferramentas para suprir é o controle de horas, também conhecido como timesheet, que é o termo usado para definir um sistema onde é registrado o tempo gasto com cada atividade realizada no trabalho diariamente. O sistema é usado para fazer o controle de horas trabalhadas em processos ou clientes dentro de um escritório, facilitando assim, a gestão do tempo da equipe e visualizando o custo do trabalho realizado.

É fato que muitas vezes existe resistência por parte das pessoas para efetuar este controle, porém ele é fundamental para que possam ser identificadas informações relacionadas ao custo e consequentemente a precificação dos honorários.

Por mais que a atividade do advogado seja intelectual e não prioritariamente de quantificação de horas do trabalho, é necessário de alguma forma identificar o serviço prestado por intermédio de um relatório de horas trabalhadas.

E você, como organiza o tempo destinado ao cliente e contabiliza as horas trabalhadas no escritório?

Eduardo Sehnem Ferro

Controller do escritório Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados.

Contador inscrito no CRC SC-028265/O-7, Pós-graduado em Docência do Ensino Superior.

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