Controle ao usar o cartão de crédito.

Eduardo Sehnem Ferro –

Segundo pesquisa divulgada em junho de 2016 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), revelou que 47% dos brasileiros que usam o cartão de crédito como forma de pagamento não tem um controle efetivo das compras.

E o que torna mais preocupante é que de acordo com o estudo, 16,1% dos usuários costumam recorrer ao crédito rotativo, que ocorre quando você paga só o mínimo da fatura em um mês e o restante é acrescido de juros. O problema é que mais da metade (54,7%) dos entrevistados não sabe os juros que são cobrados quando há atraso, sobretudo as pessoas da classe C e as mais jovens. E a falta de conhecimento não para por aí. Ao adquirirem um cartão de crédito, mais de um quarto dos consumidores (26,5%) não analisou as taxas e juros que são cobrados nas operações.

Apesar dos dados acima, a pesquisa do SPC mostra também que o cartão é visto como um instrumento de pagamento positivo pela maioria dos brasileiros, sete em cada dez. Com certeza o cartão deve ser utilizado como um facilitador do dia a dia e das finanças e não deixar com que ele se torne um “vilão”!

Adotando pequenas atitudes como: entender os seus hábitos para saber onde está gastando, saiba quanto ganha exatamente e para onde vai o seu dinheiro, estabeleça um limite, quando perceber que seus gastos alcançaram o limite, deixe o cartão em casa!

Conhecer e ter controle sobre os ganhos e despesas é o primeiro passo para um vida financeira saudável e sutentável.

Eduardo Sehnem Ferro

Controller do escritório Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados.

Contador inscrito no CRC SC-028265/O-7, Pós-graduado em Docência do Ensino Superior.

 

    SEU NOME

    SEU TELEFONE

    SEU E-MAIL

    ASSUNTO

    MENSAGEM

    Validação Captcha
    captcha

    Rua Defendi Casagrande, 82 - São Cristóvão,

    Criciúma - SC - CEP 88802-600

    Telefone: (48) 3433-0123

    Whatsapp: (48) 3433-0123

    Telefone: (48) 3433 0123

    Desenvolvido por Blueberry - Marketing Digital

    Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados © Todos os direitos reservados