Compras com Cartão de Crédito.

Carla Graziela Porto –

Através do cartão de crédito, o emissor (que normalmente é um banco), oferece um limite de crédito ao consumidor para que ele faça pagamentos e compras de bens e serviços. Não é preciso ter conta corrente em banco para ter um cartão de crédito

Atualmente o uso do cartão de crédito ou débito está cada dia mais comum, por ser uma forma mais segura e rápida. Porém deve-se prestar muita atenção ao utilizar seu cartão da maneira mais correta e consciente.

Anteriormente era proibido diferenciar preços, ou seja, o pagamento com dinheiro, cheque ou cartão era considerado da mesma forma pelos comerciantes. Pois o contrato que havia entre lojistas e as administradoras de cartão de crédito possua uma cláusula que não permitia que os estabelecimentos diferenciassem preços para o pagamento em dinheiro e através do cartão de crédito.

A MP 764 permite que prestadores de serviços e comerciantes cobrassem de seus clientes valores distintos para um mesmo produto, de acordo com o meio de pagamento e com o prazo.

Contudo com o novo projeto criado em 26 de dezembro de 2016, oriundo da  Medida Provisória (MP) 764/2016 obrigou o fornecedor a informar, em local visível ao consumidor, os descontos oferecidos em função do meio e do prazo de pagamento, assim sendo que pagamentos efetuados em dinheiro e no cartão podem variar com os descontos. Que após essa medida foi convertida em Lei 13.455 de 26 de junho de 2017.

Se o fornecedor não cumprir a determinação, ficará sujeito a multas previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Carla Graziela Porto, colaboradora do escritório Giovani Duarte Oliveira, responsável pelo setor de Cobrança. Graduada em Processos Gerenciais e graduanda em Direito.

[contact-form-7 id="43" title="Formulário de contato 1"]

Rua Defendi Casagrande, 82 - São Cristóvão,

Criciúma - SC - CEP 88802-600

Telefone: (48) 3433-0123

Whatsapp: (48) 3433-0123

Telefone: (48) 3433 0123

Desenvolvido por Blueberry - Marketing Digital

Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados © Todos os direitos reservados