Compra e venda de empresas

Giovani Duarte Oliveira – OAB/SC 16.353 | 08 de Agosto de 2011

 

A compra e venda de negócios empresariais a cada dia torna-se algo mais comum no país, fato também atribuído ao aquecimento da economia, fazendo com que as próprias empresas sejam também produtos comercializáveis.

Além disso, muitas vezes uma empresa já constituída atrai a opção de compra de empreendedores que pretendem pular a fase de constituição, desenvolvimento de mercado, carteira de clientes e fornecedores comprando um negócio que já tem inclusive, faturamento.

Essa prática se tornará ainda mais freqüente, além de fusões e aquisições, herdando uma tendência das grandes instituições financeiras, assim como grupos econômicos pelo país e nos demais mercados mundiais, fazendo escola também para negócios que se separam por uma imagem de concorrência, que acabam se unindo ou sendo comprados.

O brasileiro é um dos mais empreendedores, no entanto, em nosso país, a vida das empresas também se mostra demasiadamente curta por falta de consciência do empresário de se cercar de pessoas e empresas especializadas como assessoria de gestão contábil e jurídica, para tentar reduzir as dificuldades e os riscos de um negócio, especialmente quanto à legislação tributária e trabalhista. Por essa razão que o presente artigo busca contribuir na aquisição de empresas.

Uma das primeiras práticas importantes para comprar uma empresa é a busca de um acompanhamento profissional e especializado, além de desenvolver meios para conhecer o negócio, seus mercados e seus resultados, ainda conhecer o locador do imóvel onde o negócio está situado ou as suas condições particulares se for próprio.

O ponto alto da importância é a realização de levantamentos administrativos e judiciais, iniciando com a solicitação do contrato social e suas demais alterações, devidamente registradas perante a Junta Comercial do Estado onde a empresa está situada, cartão de CNPJ e Inscrição Estadual e Municipal, conforme o caso.

Ainda, importante obter as cinco últimas declarações de imposto de renda, RAIS e livros contábeis, certidão de quitação de FGTS, INSS, realizando, através de empresas e pessoas especializadas, dentre outras, busca de CND´s em todas as esferas judiciais e extrajudiciais, além das tradicionais como SERASA e tabelionato de protestos da cidade onde está a sede da empresa.

Importante para o conhecimento administrativo do negócio é saber sobre o Organograma, rentabilidade, lucratividade, margem de contribuição e ponto de equilíbrio, fluxo de caixa, além de pesquisar fatores sazonais que possuem interferência no empreendimento.

Se faz igualmente adequado saber detalhes sobre os parceiros comerciais e do inventário do negócio como bens móveis e imóveis e relação de dívidas e créditos a recuperar e de todos os contratos que a empresa possui, licenças especificas para sua atuação e senhas de toda ordem. Por fim, ideal é também combinar com a parte vendedora, contratualmente que ela fique a disposição para esclarecer eventuais dúvidas a partir da assunção do negócio, e sucesso!

    SEU NOME

    SEU TELEFONE

    SEU E-MAIL

    ASSUNTO

    MENSAGEM

    Validação Captcha
    captcha

    Rua Defendi Casagrande, 82 - São Cristóvão,

    Criciúma - SC - CEP 88802-600

    Telefone: (48) 3433-0123

    Whatsapp: (48) 3433-0123

    Telefone: (48) 3433 0123

    Desenvolvido por Blueberry - Marketing Digital

    Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados © Todos os direitos reservados