Cinco dicas importantes para Empresários e Comerciantes

João Rafael Albuquerque Bacelar29 de setembro de 2015

Quem é empresário, seja fornecedor de produtos ou serviços, pode em algum momento de sua vida comercial se deparar em situações complicadas com seus clientes e consumidores. Alguns clientes insistem em achar que possuem certos direitos, mal sabendo como funcionam os ditames legais acerca da situação em que se encontra.

Quando isto ocorrer é necessário que o comerciante saiba o que deve ou não fazer para que consiga satisfazer seu cliente dentro dos ditames legais.

Pois bem, vamos às dicas:

  1. A troca do produto não é obrigada a ser realizada em caso de defeito: o código de defesa do consumidor estabelece prazo de 30 dias para que o produto vá para reparo, não respeitado este, há a possibilidade da devolução do valor pago ou um novo produto. Porém, nada impede que a loja, de boa vontade, troque o produto para o consumidor.
  2. Aceitação de cheques e cartão de créditos ou débito não é obrigatória: necessário, porém, que exponha tal informação no estabelecimento.
  3. O defeito do produto não exime o consumidor do pagamento das prestações: se um consumidor comprar um produto e este apresentar defeito, o procedimento adotado deve ser o apresentado no item “’1”, e isto não o exime de continuar cumprindo com o pagamento parcelado, mesmo que ainda não tenha usado a mercadoria adquirida e/ou esteja aguardando a volta do reparo. Em caso de não pagamento, o procedimento de cobrança adotado é o mesmo caso o produto não apresentasse defeito.
  4. O que “caduca” em cinco anos é o nome no Serasa, SPC e demais cadastros de inadimplentes, a dívida ainda existe, e pode ser cobrada normalmente.
  5. Os sete dias de arrependimento da compra ou contratação de serviço não é para qualquer situação. Tal prazo se destina à situação de compra ou contratação feita fora do estabelecimento comercial, tendo como exemplos: internet, telefone, catálogos… ou quando não se vê o produto de perto – estandes espalhadas pelas ruas da cidade.

    SEU NOME

    SEU TELEFONE

    SEU E-MAIL

    ASSUNTO

    MENSAGEM

    Validação Captcha
    captcha

    Rua Defendi Casagrande, 82 - São Cristóvão,

    Criciúma - SC - CEP 88802-600

    Telefone: (48) 3433-0123

    Whatsapp: (48) 3433-0123

    Telefone: (48) 3433 0123

    Desenvolvido por Blueberry - Marketing Digital

    Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados © Todos os direitos reservados