Eduardo Sehnem Ferro –

Já é conhecido que grande parte dos brasileiros não tem controle sobre seus gastos mensais, mas muitas vezes até os mais cuidadosos não conseguem controlar de alguma forma todos os gastos, deixando passar desapercebidas muitas despesas durante o mês.

Um dois primeiros passos para organizar ou reorganizar as finanças, podendo diagnosticar a causa de possíveis problemas, é controlar todos os gastos mensais, ou seja, anotar tudo o que foi pago durante o período!

Vejo que em muitos casos, grande parte da receita mensal acaba sendo destinada a pequenos gastos que acabam passando sem muita atenção, mas que no final do mês geram um bom montante financeiro.

Após primeiro controle já possível tomar alguma ação corretiva em cima dos dados, mas é interessante manter anotação dos gastos por mais algum tempo para verificar melhorias continuas. Lembrando que um orçamento mensal é primordial para poder ter um norte a seguir.

Portanto, o diagnóstico financeiro deve ser feito uma vez por ano ou sempre que aconteça uma mudança no padrão de vida. Basta anotar durante 30 dias todos os gastos, separando por categoria, como alimentação, transporte, vestuário, educação etc. Assim, aos poucos, passará a estar mais atento aos gastos pequenos que muitas vezes passam despercebidos.

Eduardo Sehnem Ferro

Controller do Escritório Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados.

Contador inscrito no CRC SC-028265/O-7, Pós-graduado em Docência do Ensino Superior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.