A influência de um profissional de cobrança capacitado.

Carla Graziela Porto –

Algumas empresas estabelecem critérios para estarem efetuando liberação de crédito para seus clientes, elaborando estratégias junto ao setor comercial. Aquelas que não criam estes parâmetros de liberação, simplesmente confiam no perfil do consumidor, no qual a relação é estabelecida por uma analise de comportamento de adimplência de seu cliente, estabelecendo assim limite conforme confirmações de suas das mínimas informações fornecidas.

As que elaboraram estas estratégias de analise solicitam comprovantes de faturamento, documentos usuais, balanços contábeis, referências comerciais e pessoais dos sócios, garantindo e evitando uma possível intensão de fraude e inadimplência.

Mesmo após varias análises, ainda pode ocorrer inadimplência, pois mudanças econômicas acontecem repentinamente, mudando a situação financeira da empresa. Com isso gerando custo e prejuízo, ocasionando um tempo a mais para estar direcionando a cobrança. Para prevenir situações como esta, acompanhar o cliente com regularidade é fundamental.

Em relação a cobrança, geralmente os devedores tem receptividade em aceitar a negociação da divida no primeiro contato, porem não querem ser destratados, expostos ou constrangidos. Fatores como esses são os mais comuns e levam o inadimplente a não querer mais entrar em uma negociação amigável. Muitas vezes por falta de preparo do profissional que executa essa função de cobrança, acaba perdendo ou deixando passar uma oportunidade de estar ajudando a resolver o debito em questão.

Um bom profissional preparado, com paciência, persistência e profissionalismo, vai ser colocar na situação do inadimplente para ouvir e encontrar uma saída que fique de comum acordo entre as partes.

Pesquisas comprovam que credores que cobram primeiro ficam na lista de prioridades do inadimplente, visto que o mesmo se sente psicologicamente acuado em ser contatado, dependendo da abordagem e persuasão do negociador ele conseguirá fazer uma boa negociação.

Carla Graziela Porto, colaboradora do escritório Giovani Duarte Oliveira, Graduada em Processos Gerenciais e graduanda em Direito.

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