A importância do advogado no início das atividades da sua empresa

Gabriela Meinert Vitniski | 08 de junho de 2015

Muitos empreendedores e futuros empresários apresentam dúvidas sobre qual seria o momento ideal para ter um advogado por perto quando estão iniciando seu negócio.

 

A resposta para este questionamento é: desde o início da idéia o advogado poderá desempenhar papel fundamental para o desenvolvimento adequado da nova empresa.

 

Uma das dicas é escolher um profissional de confiança, alguém que tenha identificação com o cliente e com o espírito empreendedor do novo negócio. O profissional do direito auxiliará o empreendedor avaliar quais os aspectos do plano de negócios estão em conformidade com a legislação pertinente.

 

A análise de custo-benefício de operações relaciona-se profundamente com as questões legais envolvidas no projeto. É importante discutir com o advogado os principais objetivos de sua empresa, as atividades que ela realiza, os planos para os próximos meses no segmento produtivo, planos de expansão, a possibilidade de inclusão ou exclusão de sócios, os procedimentos adotados com funcionários, os padrões adotados no relacionamento com clientes, estratégias de marketing e etc.

 

O plano do novo negócio poderá incluir o segmento jurídico, assim profissional e cliente poderão avaliar as prioridades jurídicas que devem ser realizadas nos meses seguintes. A confecção de documentos legais podem ser imprescincidiveis à determinada atividade, a depender do produto ou do serviço oferecido.

 

Enganam-se aqueles que acreditam que o advogado é dispensável pelo fato de a empresa ter um orçamento inicial enxuto, por ser um pequeno negócio ou micro empresa. Não dedicar a devida atenção às situações e impasses jurídicos pode custar caro á empresa no futuro, inclusive podendo ser fator determinante para a durabilidade do empreendimento

 

O sucesso em longo prazo de um novo negócio relaciona-se intimamente com o planejamento jurídico realizado para a atividade. Definir as prioridades com seu advogado é importante para o cliente se sentir seguro no novo empreendimento e para que o custo da assessoria caiba no orçamento inicial do cliente.

 

O auxilio na definição da forma de sociedade adotada, os termos do contrato social, o padrão de contratos entre clientes e fornecedores, o tratamento adequado nas questões com funcionários e legislação trabalhista, são exemplos básicos da importância do assessoramento jurídico.

 

Resumindo, tenha um advogado de confiança e consulte-o logo no início do funcionamento ou da expansão significativa da sua empresa. Esclareça dúvidas sobre todos os assuntos jurídicos aos quais você deve estar atento. Se você não tem certeza sobre quais as questões jurídicas que podem ser problemáticas a sua atividade, basta expor ao profissional os seus objetivos, planos e prioridades, que juntos, cliente e advogado, em pouco tempo poderão identificar os pontos delicados e que merecem atenção e cuidados dobrados, sempre objetivando a saúde e durabilidade da nova empresa.

 

    SEU NOME

    SEU TELEFONE

    SEU E-MAIL

    ASSUNTO

    MENSAGEM

    Validação Captcha
    captcha

    Rua Defendi Casagrande, 82 - São Cristóvão,

    Criciúma - SC - CEP 88802-600

    Telefone: (48) 3433-0123

    Whatsapp: (48) 3433-0123

    Telefone: (48) 3433 0123

    Desenvolvido por Blueberry - Marketing Digital

    Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados © Todos os direitos reservados