A importância de um segundo idioma no mundo jurídico.

Gabriel Vieira Dacoregio –

Idioma se caracteriza por ser a língua de uma nação. As línguas atuais, definidas com o passar dos anos em cada país, surgiram a partir de um determinado idioma mãe local, o qual passou por várias evoluções. É possível utilizar como exemplos as línguas anglo-saxã, esta que originou o inglês, e a latina, que antecedeu o português.

Com a chegada da internet e da aproximação das distâncias por meio das redes sociais, se torna ainda mais crucial o conhecimento de uma nova língua. O conhecimento de uma fala diferente possibilita um leque de alternativas infinitas, desde a expansão dos negócios de empresas em outros locais do globo, até o relacionamento entre diferentes pessoas do mundo, através das redes sociais.

Especificamos então, da importância do conhecimento de um segundo linguajar nos meios jurídicos. O conhecimento de um novo idioma a fim de usá-lo no Direito não é de grande ajuda àqueles profissionais que possuem objetivos medianos, recomendando então o conhecimento de um novo idioma com a finalidade jurídica, somente para quem deseja se destacar, ser o diferencial. Sendo este quesito, uma chave para oportunidades de empregos muito melhores, para a realização de concursos públicos de difícil acesso, e até mesmo para a realização de intercâmbios em diversos países e, por isso, quem possui este estudo, terá um “extra”, comparando a quem não o possui.

Atrelado a todas as melhoras supracitadas que uma outra língua pode proporcionar a quem a estudou, quem possui essa fluência pode também estudar vários livros e doutrinadores que agregariam muito conhecimento sobre o mundo jurídico, os quais ainda não foram traduzidos para português. É cabível a citação do doutrinador Vladimir Passos de Freitas, que em seu artigo “Conhecimento do inglês auxilia profissionais do Direito” nos mostra o seguinte: “Tudo isso sem falar que o conhecimento desse idioma abre portas para o crescimento cultural e para que se estreitem relações com estrangeiros, dois fatores que influenciam diretamente os profissionais da área jurídica e que podem auxiliá-los no sucesso na rede de relacionamentos (net working) e significar a conquista de clientes importantes de qualquer parte do planeta, inclusive de países que não falam esse idioma.”

Enfim, dominar o conhecimento dos idiomas utilizados mundo afora, é uma ótima dica para quem deseja se destacar no que faz, garantindo um futuro melhor, não só pelo fato de que conquistas maiores, como um grande emprego, serão alcançadas, mas também por ter a possibilidade de se comunicar com outras pessoas de diferentes culturas e nações em uma escala muito maior.

Gabriel Vieira Dacoregio

Graduando em Direito, estagiário do escritório Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados.

 

    SEU NOME

    SEU TELEFONE

    SEU E-MAIL

    ASSUNTO

    MENSAGEM

    Validação Captcha
    captcha

    Rua Defendi Casagrande, 82 - São Cristóvão,

    Criciúma - SC - CEP 88802-600

    Telefone: (48) 3433-0123

    Whatsapp: (48) 3433-0123

    Telefone: (48) 3433 0123

    Desenvolvido por Blueberry - Marketing Digital

    Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados © Todos os direitos reservados