A IMPORTÂNCIA DE FORMALIZAR UM CONTRATO.

Nos dias atuais, cada vez mais as pessoas realizam negociações, seja na compra de um veículo, uma casa, a locação de um bem, dentre outras formas de negociação. Entretanto, é muito comum as pessoas fecharem essas negociações através da “boca a boca”, sem passar a um instrumento assinado pelas partes e testemunhas.

A ausência de formalidade pode gerar falta de clareza quanto aos objetivos e aspectos acordados, não alinhamento das responsabilidades das partes, falta de amparo jurídico para aplicação de multas, juros ou outros, maior vulnerabilidade das partes etc.

Já a presença de formalidade gera uma minimização de inadimplemento, esquecimento, bem como de suma importância as partes possuem um meio de prova e além de tudo, estipula com clareza as obrigações e responsabilidades de ambas as partes.

O contrato, como toda relação comercial, gera uma obrigação entre os indivíduos, há, portanto, os contratos típicos como contrato de compra e venda, de locação de imóveis, de incorporação imobiliária, estes com previsões legais próprias, bem como há os contratos atípicos que não possuem previsão legal.

É certo que somente a existência de um contrato escrito não garante que alguém cumpra com o acordado, porém, reduz as chances de descumprimento e inadimplemento. Isso porque nem tudo o que é falado pode ser provado, já o que está escrito e assinado fica mais difícil o descumprimento, pelo fato da existência de uma prova.

Dessa forma, o contrato escrito, assinado pelos contraentes, por duas testemunhas, com firma reconhecida, é uma prova robusta quando necessário provar algo relacionado ao objeto do contratado.

Joana Costa Feliciano, graduanda em Direito, colaboradora do escritório Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados.

[contact-form-7 id="43" title="Formulário de contato 1"]

Rua Defendi Casagrande, 82 - São Cristóvão,

Criciúma - SC - CEP 88802-600

Telefone: (48) 3433-0123

Whatsapp: (48) 3433-0123

Telefone: (48) 3433 0123

Desenvolvido por Blueberry - Marketing Digital

Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados © Todos os direitos reservados