Eduardo Sehnem Ferro –
Antigamente, quando queríamos manter a relação com proximidade ou contato comercial, questionávamos “Você tem telefone?”, depois passou para “Você tem celular? E agora “Qual seu Facebook? Twitter? Whatsapp? Instagram?…”
Pesquisas apontam que os brasileiros passam cerca de 8 horas mensais conectados às redes sociais, sendo que destas o Facebook se destaca, ocupando o primeiro lugar no ranking de acessos. Portanto os consumidores estão diariamente ligados nas redes sociais expressando seus sentimentos, opiniões e muitas vezes buscando produtos e soluções para seus problemas.
A importância das redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e Whatsapp é que eles se tornaram uma ferramenta de relação entre as empresas e seus clientes. A internet tem crescido exponencialmente na última década, ultrapassando meios tradicionais como a imprensa, rádio e televisão, e isso implica que a comunicação de uma empresa deve também avançar nessa direção.
Mais do que a presença empresarial ser essencial nas redes sociais, ela precisa ser útil para os usuários. Suas páginas nas redes de relacionamento precisam passar conteúdo único e relevante para que sua empresa faça diferença no dia a dia dos consumidores.
Por meio das mídias sociais sua empresa pode divulgar novos produtos, disseminar promoções, acompanhar sua imagem na internet, ficar atento às tendências de mercado, identificar o que seus clientes procuram, fidelizar seus consumidores, atingir e envolver diretamente seu público-alvo.
Além da importância da empresa estar presente nas redes sociais para monitorar os comentários que surgem sobre seu produto, empresas conectadas transmitem melhor imagem para os consumidores contemporâneos, pois demonstram atitude de preocupação com a opinião de seus clientes.
O uso de redes sociais é vital para um bom plano de trabalho, o marketing digital pode captar novos clientes e aumentar expressivamente a quantidade de vendas.
Eduardo Sehnem Ferro
Controller do escritório Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados.
Contador inscrito no CRC SC-028265/O-7, Pós-graduado em Docência do Ensino Superior.