A importância da educação financeira na primeira infância.

Eduardo Sehnem Ferro –

Pesquisas da neurociência evidenciam que os primeiros 6 anos de vida são fundamentais para formação do caráter do ser humano. Então acontecimentos precoces de natureza física, mental, emocional e cultural podem permanecer por toda a vida.

As crianças tem uma capacidade enorme de absorver tudo o que visualiza e escuta, portanto lançar todos os valores e ensinamento nesta fase da vida é importante. Mesmo parecendo complexo, é possível introduzir a educação financeira também neste período.

É notável o alto nível de consumismo entre crianças e jovens, muitas vezes levado pelo forte marketing exercido, pelas influências sociais e até mesmo pelo exemplo dos próprios pais.

Diante disso, é necessário uma alfabetização financeira de forma lúdica, por meio de brincadeiras e estímulos de conscientização de hábitos saudáveis. Já com 5 ou 6 anos muitas crianças já tem a capacidade de entender valores, diferenciar o que é “caro” e “barato”.  Fazer com que eles entendam de onde surge o dinheiro, que é necessário trabalhar, pagar contas e viver com aquilo se ganha faz com que as crianças comecem a ter noção de como tudo funciona no quesito finanças.

Interferir adequadamente na infância é um desafio, mas não é impossível. Cabe a nós, enquanto educadores, pais, tios, avós ou qualquer categoria que você se enquadre, disseminar as boas práticas da Educação Financeira desde cedo.

Eduardo Sehnem Ferro

Controller do Escritório Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados.

Contador inscrito no CRC SC-028265/O-7, Pós-graduado em Docência do Ensino Superior.

    SEU NOME

    SEU TELEFONE

    SEU E-MAIL

    ASSUNTO

    MENSAGEM

    Validação Captcha
    captcha

    Rua Defendi Casagrande, 82 - São Cristóvão,

    Criciúma - SC - CEP 88802-600

    Telefone: (48) 3433-0123

    Whatsapp: (48) 3433-0123

    Telefone: (48) 3433 0123

    Desenvolvido por Blueberry - Marketing Digital

    Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados © Todos os direitos reservados