Eduardo Sehnem Ferro | 10 de Março de 2014

A palavra crédito deriva do latim credere, que significa acreditar, confiar nos compromissos de alguém.  O crédito está relacionado ao ato de vender, e tal relação deve ser baseada na confiança, tanto do credor, que acredita que o devedor cumprirá suas obrigações, quanto do próprio devedor, que confia que os produtos ou serviços prestados serão satisfatórios.

Portanto, a carteira de contas a receber está ligada diretamente a concessão de crédito aos clientes, para que mesma tenha um baixo nível de inadimplência e evitando assim prejuízos decorrentes de vendas mal efetuadas, a análise de crédito bem elaborada é ferramenta importante no processo de vendas e captação de novos negócios.

A análise de credito consiste em processo no qual se reúnem todas as informações possíveis a respeito de determinada empresa ou pessoa física,  através dela procura-se tomar uma decisão da concessão ou não do crédito, avaliando a compatibilidade do crédito solicitado com a capacidade financeira.

A administração do crédito é uma função tão importante quanto o processo de análise e aprovação, pois muitas vezes diante de mudanças e variações de cenários políticos e econômicos, não basta apenas analisar, o acompanhamento é essencial para evitar ou minimizar problemas de inadimplência.

Contudo, as empresas devem estabelecer políticas de credito, definindo parâmetros para concessão do mesmo e também para cobranças. Certamente quanto mais liberal for o padrão da política de concessão de crédito, maior também será o risco de inadimplência, consequentemente a política de cobranças deve ser mais rigorosa.

Por isso, para alcançar resultados financeiros satisfatórios, os setores de crédito e comercial devem estar bem alinhados e coordenados, ambos conhecendo as políticas de crédito e cobrança. O resultado alavancará vendas seguras, alimentando e mantendo assim uma carteira de clientes saudável e adimplente.

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